Uma das grandes novidades da nona geração, o DualSense foi eleito o melhor controle da história no BAFTA. Em uma categoria com votação popular, o controle do PlayStation 5 concorreu com diversos joysticks de plataformas diferentes.

Com controles da Sony, Nintendo, Microsoft e outros periféricos na disputa, o DualSense provou realmente ser uma grande inovação para a indústria, mostrando ter conquistado os fãs desde o lançamento do PS5, apesar de muitos problemas terem surgido no caminho de diversos jogadores. Com a competição sendo no modelo de eliminatórias, o DualSense derrotou rivais de outras plataformas antes de chegar na grande final, onde venceu um "irmão", o DualShock 2, controle do PlayStation 2.

DualSense é eleito o melhor controle da história

Em um tweet, a conta oficial do BAFTA anunciou o vencedor do prêmio de Melhor Controle da História, usando uma imagem que também demonstrou todos os enfrentamentos em cada rodada da competição.

O torneio de Melhor Controle de Sempre (nossa competição amigável!) chegou ao fim, e você decidiu o vencedor final com o DualSense levando a coroa

Lembrete: você poderá assistir ao BAFTA Games Awards no dia 7 de abril nas maiores plataformas sociais e online

Na final, o DualSense teve 72,6% dos votos, superando por muito o Dualshock 2, que foi escolhido como melhor controle por 24,7% dos jogadores.

Inovação e problemas

A vitória do DualSense chega mesmo após o controle ter apresentado problemas desde o seu lançamento junto com o PlayStation 5. Muitos jogadores reclamam do tempo de vida do controle, com diversos problemas já tendo sido relatados como drift no analógico e problemas nos gatilhos. Já são muitos os jogadores que tiveram de solicitar uma troca de controle apenas em poucos meses.

Porém, por outro lado o DualSense é também um controle extremamente inovador com recursos como resposta tátil e gatilhos adaptáveis, permitindo que muitos jogos se tornem mais imersivos e ofereçam diversas sensações diferentes aos jogadores.