Após diversas reclamações de Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition, onde foram relatados diversos problemas de bugs e até mesmo visuais, a Rockstar Games, estúdio responsável pelos jogos, se desculpou através de um comunicado neste final de semana. Além de admitir que errou, para compensar o desconforto das pessoas que compraram o título, a empresa está disponibilizando a versão original dos três games de graça (GTA III, GTA: Vice City e GTA: San Andreas).

A coleção de títulos remasterizados de GTA "Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition" foi lançada em formato digital no dia 11 de novembro de 2021 para as plataformas PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X | S, Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC. Sua versão física irá estrear no dia 6 de dezembro de 2021.

Problemas relatados em GTA: The Trilogy

Em resposta às diversas reclamações de problemas com GTA: The Trilogy, a Rockstar Games diz:

"As versões atualizadas destes jogos clássicos não foram lançadas em um estado que atendesse aos nossos próprios padrões de qualidade, ou aos padrões que nossos fãs esperam. Temos planos contínuos para resolver os problemas técnicos e melhorar a cada jogo daqui para frente. A cada atualização planejada, os jogos atingirão o nível de qualidade que merecem."

Segundo o estúdio, qualquer comprador que possuir a nova trilogia remasterizada de GTA irá receber a versão original dos jogos gratuitamente. Esta oferta permanecerá até junho de 2022.

É importante salientar que o responsável pela remasterização dos jogos foi o estúdio Groove Street Games. Entretanto, a Rockstar Games pediu, no mesmo texto de desculpas publicado em seu site, que os jogadores parassem de atacar os desenvolvedores por trás da remasterização dos jogos.

Previsão para correções

De acordo com a Rockstar Games, uma nova atualização para GTA: The Trilogy ja está chegando. Segundo o estúdio, este update deverá resolver "uma série de problemas" que os jogadores estão tendo.

Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition

Cena da versão remasterizada de GTA San Andreas. Fonte: Rockstar Games
Cena da versão remasterizada de GTA San Andreas. Fonte: Rockstar Games

O título mais antigo da trilogia de títulos remasterizados da Rockstar Games é GTA III (2001), o primeiro jogo de mundo aberto da franquia a se utilizar do motor gráfico de Criterion Games. Seu enredo começa com um assalto ao banco da metrópole Liberty City, onde Claude, personagem principal da trama, recebe um tipo de sua namorada e cúmplice, Catalina. Claude consegue sobreviver, porém é preso e condenado a dez anos de prisão, entretanto quando a polícia o estava transportando no camburão, ele e 8-Ball conseguem se soltar por acidente depois de um ataque contra as autoridades, conseguindo escapar e se esconder em um local. A partir daí Claude trabalha para várias gangues com o objetivo de realizar a sua vingança pessoal.

Um ano depois de lançar GTA III, a Rockstar Games trouxe um dos títulos mais aclamados da série Grand Theft Auto, GTA: Vice City. O cenário é baseado em Miami, embora a cidade do jogo se chame "Vice City" e sua história gira em torno do personagem Tommy Vercetti. O título foi lançado originalmente para PS2 e agora ganhou sua versão remasterizada para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X | S, Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC.

Por último, não menos importante, temos GTA: San Andreas, lançado em 2004, o sétimo jogo da franquia no geral. O título foi lançado originalmente para PS2, mas posteriormente, em 2005, foi lançado para PC e Xbox. A história gira em torno do ex-gângster Carl "CJ" Johnson e possui o cenário baseado em três grandes cidades: Los Angeles (no jogo: Los Santos), São Francisco (no jogo: San Fierro) e Las Vegas (no jogo: Las Venturas).

Os três títulos clássicos de GTA remasterizados receberam aprimoramentos de texturas, além de uma distância melhor para a visão do cenário e o aperfeiçoamento de controles para os adotados em GTA V. Algo interessante de se notar, que trouxe um aspecto mais atual para os games, foi a implementação do Ray Tracing, além de uma leve aprimorada nos gráficos para não perder a originalidade das obras.