Após muitas especulações, a tão esperada trilogia da famosa franquia Grand Theft Auto (GTA) foi divulgada oficialmente pela Rockstar Games. A nova coleção GTA lançada traz 3 grandes títulos totalmente remasterizados da série: GTA III, GTA: Vice City e GTA: San Andreas.

Lançado originalmente em 1997, Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA, foi criado por David Jones e Mike Dailly. A série foi muito elogiada pela crítica e por muitos jogadores, chegando a vender mais de 350 milhões de cópias. Atualmente GTA é a sexta franquia mais vendida da história.

Sobre o jogo:

Cena da versão remasterizada de GTA San Andreas. Fonte: Rockstar Games
Cena da versão remasterizada de GTA San Andreas. Fonte: Rockstar Games

O título mais antigo da trilogia de títulos remasterizados da Rockstar Games é GTA 3 (2001), o primeiro jogo de mundo aberto da franquia a se utilizar do motor gráfico de Criterion Games. Seu enredo começa com um assalto ao banco da metrópole Liberty City, onde Claude, personagem principal da trama, recebe um tipo de sua namorada e cúmplice, Catalina. Claude consegue sobreviver, porém é preso e condenado a dez anos de prisão, entretanto quando a polícia o estava transportando no camburão, ele e 8-Ball conseguem se soltar por acidente depois de um ataque contra as autoridades, conseguindo escapar e se esconder em um local. A partir daí Claude trabalha para várias gangues com o objetivo de realizar a sua vingança pessoal.

Um ano depois de lançar GTA III, a Rockstar Games trouxe um dos títulos mais aclamados da série Grand Theft Auto, GTA: Vice City. O cenário é baseado em Miami, embora a cidade do jogo se chame "Vice City" e sua história gira em torno do personagem Tommy Vercetti. O título foi lançado originalmente para PS2 e agora ganhou sua versão remasterizada para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X | S, Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC.

Por último, não menos importante, temos GTA: San Andreas, lançado em 2004, o sétimo jogo da franquia no geral. O título foi lançado originalmente para PS2, mas posteriormente, em 2005, foi lançado para PC e Xbox. A história gira em torno do ex-gângster Carl "CJ" Johnson e possui o cenário baseado em três grandes cidades: Los Angeles (no jogo: Los Santos), São Francisco (no jogo: San Fierro) e Las Vegas (no jogo: Las Venturas).

Os três títulos clássicos de GTA remasterizados receberam aprimoramentos de texturas, além de uma distância melhor para a visão do cenário e o aperfeiçoamento de controles para os adotados em GTA V. Algo interessante de se notar, que trouxe um aspecto mais atual para os games, foi a implementação do Ray Tracing, além de uma leve aprimorada nos gráficos para não perder a originalidade das obras.

Lançamento e disponibilidade:

A coleção de títulos remasterizados de GTA "Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition" será lançada em formato digital no dia 11 de novembro de 2021 para as plataformas PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X | S, Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC. Já a versão física da coleção, terá sua estreia somente no dia 6 de dezembro de 2021, para os fãs da série que desejam ter algo palpável para guardar em sua estante.

Trailer do jogo:

Requisitos mínimos

  • Sistema Operacional (SO): Windows 10 de 64 bits
  • Processador (CPU): Intel Core i5-6600K / AMD FX-6300
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de Vídeo (GPU): Nvidia GeForce GTX 760 2GB / AMD Radeon R9 280 3GB
  • Espaço de armazenamento necessário: 45 GB

Requisitos recomendados

  • Sistema Operacional (SO): Windows 10 de 64 bits
  • Processador (CPU): Intel Core i7-2700K / AMD Ryzen 5 2600
  • Memória RAM: 16 GB
  • Placa de Vídeo (GPU): Nvidia GeForce GTX 970 4GB / AMD Radeon RX 570 4GB
  • Espaço de armazenamento necessário: 45 GB