GTA: The Trilogy - The Definitive Edition foi lançado na semana passada e teve uma enchorrada de críticas negativas no Metacritic, um site de avaliação de jogos, filmes, álbuns de música, livros, entre outras categorias. No momento em que esta matéria foi escrita, a trilogia Grand Theft Auto já contava com mais de 2880 comentários, onde 2700 eram negativos. A nota dada pelos jogadores está entre 0,4 (Xbox One) e 0,9 (PS5) no Metacritic, variando de acordo com a plataforma.

Na última sexta-feira, 12 de novembro, a Rockstar comunicou que removeu os anúncios de venda de GTA: The Trilogy - The Definitive Edition para PC. O motivo, segundo o estúdio, foi devido a necessidade de "remover arquivos incluídos involuntariamente". O launcher da Rockstar Games está funcionando novamente, mas "GTA: The Trilogy" ainda não teve sua página para compra adicionada novamente, pois a empresa está trabalhando para disponibilizar versões "corretas" dos jogos.

Avaliação de Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition na plataforma PC. Fonte: Metacritic
Avaliação de Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition na plataforma PC. Fonte: Metacritic

Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition

O título mais antigo da trilogia de títulos remasterizados da Rockstar Games é GTA III (2001), o primeiro jogo de mundo aberto da franquia a se utilizar do motor gráfico de Criterion Games. Seu enredo começa com um assalto ao banco da metrópole Liberty City, onde Claude, personagem principal da trama, recebe um tipo de sua namorada e cúmplice, Catalina. Claude consegue sobreviver, porém é preso e condenado a dez anos de prisão, entretanto quando a polícia o estava transportando no camburão, ele e 8-Ball conseguem se soltar por acidente depois de um ataque contra as autoridades, conseguindo escapar e se esconder em um local. A partir daí Claude trabalha para várias gangues com o objetivo de realizar a sua vingança pessoal.

Um ano depois de lançar GTA III, a Rockstar Games trouxe um dos títulos mais aclamados da série Grand Theft Auto, GTA: Vice City. O cenário é baseado em Miami, embora a cidade do jogo se chame "Vice City" e sua história gira em torno do personagem Tommy Vercetti. O título foi lançado originalmente para PS2 e agora ganhou sua versão remasterizada para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X | S, Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC.

Por último, não menos importante, temos GTA: San Andreas, lançado em 2004, o sétimo jogo da franquia no geral. O título foi lançado originalmente para PS2, mas posteriormente, em 2005, foi lançado para PC e Xbox. A história gira em torno do ex-gângster Carl "CJ" Johnson e possui o cenário baseado em três grandes cidades: Los Angeles (no jogo: Los Santos), São Francisco (no jogo: San Fierro) e Las Vegas (no jogo: Las Venturas).

Cena de GTA: San Andreas remasterizado. Fonte: Rockstar Games
Cena de GTA: San Andreas remasterizado. Fonte: Rockstar Games

Os três títulos clássicos de GTA remasterizados receberam aprimoramentos de texturas, além de uma distância melhor para a visão do cenário e o aperfeiçoamento de controles para os adotados em GTA V. Algo interessante de se notar, que trouxe um aspecto mais atual para os games, foi a implementação do Ray Tracing, além de uma leve aprimorada nos gráficos para não perder a originalidade das obras.

Requisitos mínimos para rodar no PC

Confira os requisitos mínimos e recomendados para rodar Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition no computador.