Duas grandes empresas da área de tecnologia tomaram decisões muito semelhantes a respeito de seus negócios na China, praticamente ao mesmo tempo. Enquanto a Epic Games anunciou que Fortnite será retirado da China, o Yahoo também revelou que saíra do país asiático.

Ambas as empresas alegaram que as decisões foram tomadas devido a forte censura que existe na China. Recentemente, com a ideia de ter mais controle sobre a econômica, o governo adotou novas regras que impactaram muito a área da tecnologia, o que inclui também vídeogames. Agora, o governo chines também limitou, para apenas três horas por semana, o tempo de jogo de menores de 18 anos.

Yahoo e Fortnite deixam a China

O Yahoo iniciou suas atividades na China ainda em 1999, quando lançou seu motor de buscas no país. Porém, desde 2013 a empresa passou a reduzir o seu serviço de mensagens no país asiático, agora enfim anunciado sua retirada.

Por sua vez, a Epic Games mostrou-se insatisfeita e diretamente afetada com as novas medidas que envolvem jogos eletrônicos no país. Após a China passar a exigir que os menores de 18 anos usassem uma carteira de identidade para se registrar em jogos online, com a intenção de diminuir as horas de jogo, as empresas da indústria viram o lucro despencando consideravelmente, assim como as ações também começaram a cair.

Mesmo tendo a Tencent, uma gigante chinesa, entre seus acionistas, a Epic Games resolveu responder às medidas da forma mais rígida possível. A empresa anunciou que Fortnite, seu título de maior sucesso, será descontinuado no país asiático.

"Em 15 de novembro, vamos desligar os servidores e os usuários não conseguirão mais se conectar." afirmou a Epic Games.

Vale lembrar que há um mês, o LinkedIn, rede social profissional da Microsoft, também deixou a China.