Diablo 2 é certamente um RPG marcado na história da indústria dos videogames. Lançado em junho de 2000, o título é lembrado até hoje como um dos grandes nomes de seu gênero, sendo até mesmo inspiração para diversos lançamentos que surgiram após todos estes anos.

Neste cenário, em que o título tem uma enorme reputação, ganhamos a ressurreição do clássico. Diablo 2: Resurrected é a remasterização que chega ao mercado para atualizar o sucesso, o tornando ainda mais atrativo e o colocando nos padrões dos dias atuais.

Fomos convidados para participar do beta fechado, que rolou no último final de semana, e tivemos a oportunidade de conferir de perto a mais nova versão de Diablo 2. Nascido em 98, não acompanhei o lançamento original do título, porém o joguei anos depois e fui conquistado por toda a qualidade do conteúdo. Ansioso e empolgado, abri Diablo 2: Resurrected pela primeira vez com a esperança de que a diversão encontrada fosse a mesma de antes... em poucos minutos, passei a acreditar que desta vez a jornada seria ainda mais marcante.

A mesma essência, um Diablo atualizado

Diablo 2: Resurrected já mostra a que veio logo em seu início, no prólogo, quando vemos Tyrael encontrando Marius, em uma cutscene que deixa bem evidente a evolução da computação gráfica durante estes 21 anos.

A cutscene é extremamente fiel ao que já conhecemos, e é justamente assim que impressiona, por exibir um conteúdo já conhecido com um visual completamente novo. O fato é que Resurrected já dá o recado logo de cara, empolgando ainda mais o fã, dando um vislumbre do quanto a jornada pode ter sido aprimorada - visualmente falando -.

A cutscene inicial já mostra a grande evolução.
A cutscene inicial já mostra a grande evolução.

Após o jogo começar de fato, também é possível notar rapidamente que o título em si segue o que foi demonstrado na cutscene inicial. Este é o bom e velho Diablo 2, porém com um visual fiel à atualidade. Não é escondido do público que Resurrected tenta manter a essência e elementos do clássico, afinal tal afirmação foi feita pelos próprios desenvolvedores, o que faz com que o resultado entregue aos jogadores seja exatamente o que foi prometido.

Existe a possibilidade de conferir o título com os gráficos originais, o que ajuda a ressaltar a evolução visual que tivemos neste lançamento. É interessante fazer a comparação, uma vez que nossas memórias possam, por vezes, nos enganar, fazendo com que não tenhamos a real noção do quanto o título está diferente.

Jogabilidade clássica

É muito provável que jogadores acostumados com RPGs mais atuais sintam estranheza ao aventurarem-se por Diablo 2. Movimentação, características de HUD, combate e ausência de algumas ações podem ser um problema, justamente por Diablo apresentar elementos que já não são aqueles mais comuns na indústria.

Diablo 2 pode ser considerado, e muito provavelmente será, difícil por aqueles que terão agora o seu primeiro contato com a franquia. Além disso, até mesmo os jogadores familiarizados com Diablo 3, poderão sentir as dificuldades ocasionadas pelas diferenças entre os títulos, caso nunca tenham conferido o clássico.

A jogabilidade é reconhecida pelos veteranos.
A jogabilidade é reconhecida pelos veteranos.

Diablo 2 é "mais lento", menos ágil e talvez até mais cansativo e cruel do que títulos atuais que possam ser utilizados em uma comparação. Porém, acredite quando afirmo que cada palavra que usei deve ser interpretada da melhor maneira possível. Assim como no clássico, justamente por ser igual, Resurrected merece a insistência daqueles que não se sentirem familiarizados logo de início. Uma vez que você vence as barreiras aparentemente impostas pela jogabilidade, um mundo inteiro de diversão e conteúdo de qualidade fica exposto. Você perceberá que cada elemento de Diablo 2 se encaixa "no todo" de sua jogabilidade, fazendo com que o título entregue uma jornada desafiadora, recompensante e muito satisfatória.

Para jogadores antigos, Resurrected entrega exatamente aquilo que todos conhecem, sendo a oportunidade de embarcar novamente nesta jornada maravilhosa, agora com visuais encantadores.

Um grande RPG

Diablo 2 é de fato um grande RPG. E como todo bom título do gênero, você obviamente terá que ter atenção a diversos detalhes e elementos que farão total diferença em sua jornada. Por vezes, você terá de se preparar para explorar novas áreas, então é sempre bom ter aquelas velhas poções de mana e HP no inventário!

Além disso, montar a build de seu personagem é de extrema importância, assim como você deverá escolher bem quais itens utilizar. Resurrected também mantém aqui tudo o que já conhecemos do lançamento original, com este ainda sendo um dos pontos fortes do jogo. É interessante dominar seu personagem e saber exatamente como utilizá-lo, distribuindo os pontos e tomando outras decisões para adaptá-lo ao seu próprio estilo.

Aventura em grupo

Apesar da jornada solo em Diablo 2 ser extremamente satisfatória, também é possível aproveitar o título em coop com seus amigos. Será permitido conferir o jogo em até 8 jogadores, tornando assim a aventura mais interessante para aqueles que desejam companhia na hora de enfrentar as mais variadas criaturas.

Jogar em grupo é interessante.
Jogar em grupo é interessante.

Jogando ao lado de outros jogadores, a dificuldade se adapta ao grupo, com os monstros se mostrando mais fortes. Desta maneira, a aventura continua interessante e desafiadora.

O retorno do clássico

Após o beta fechado, devo dizer que estou extremamente empolgado para o lançamento do título. Diablo 2 retornou para provar, novamente, que tem muita qualidade, agora com a jornada oferecida sendo ainda mais atrativa.

Com lançamento previsto para setembro de 2021, Diablo 2: Resurrected certamente é um dos destaques do final deste ano.