Nossa dica de hoje é para os jogadores de PC! Como gostamos de variar, trazendo jogos para os amantes de todos os gêneros, hoje nossa indicação é especial para fãs de futebol e simulação!

Enquanto FIFA e PES recebem grande atenção dos fãs de futebol e são títulos muito procurados pelos jogadores, Football Manager é uma alternativa diferente para os apaixonados pelo esporte. FIFA e PES colocam os jogadores direto na ação do jogo, no meio das partidas, realizando cada uma das ações, já Football Manager entrega uma abordagem mais complexa, colocando os jogadores no papel de treinador.

Sendo um simulador, Football Manager faz com que os fãs precisem montar seus times da melhor maneira possível para alcançar as vitórias. No jogo, não há como controlar os jogadores, porém não pense que isto torna o jogo menos interessante. Oferecendo diversas possibilidades e colocando os fãs no controle de realmente tudo o que se pode imaginar, o título permite que seja possível ditar o ritmo de sua equipe, com o sucesso passando totalmente pela capacidade que você terá em montar as melhores táticas e tomar as melhores decisões.

Extremamente complexo

Como um grande fã de futebol, cresci jogando títulos que me permitiam desfrutar ainda mais dessa paixão. Winning Eleven, PES, FIFA e até mesmo o querido Brasfoot... joguei praticamente tudo o que a indústria ofereceu durante todos estes anos. Depositando horas e horas em variadas franquias focadas no esporte, incluindo em diversas versões anuais de cada uma delas, já tive muita diversão com os títulos de futebol, porém nenhum deles se mostrou tão complexo quanto Football Manager.

Com o passar dos anos, vi a série de jogos evoluir e tornar-se ainda mais impressionante. Se antes os jogos da franquia já eram completos - Football Manager 2008 é o meu favorito até hoje -, agora isto chegou em um nível extremamente elevado. Não há nenhum título de futebol que proporcione uma experiência tão realista e tão repleta de elementos como Football Manager. É claro que o fato do jogo ser um simulador contribui muito para isto, mas tal fato não retira os méritos do título.

O jogo apresenta complexidade em muitos aspectos.
O jogo apresenta complexidade em muitos aspectos.

Football Manager é uma grande experiência. Apenas escolher uma tática e escalar os jogadores não será o suficiente para alcançar o sucesso. Existe todo um processo que precisa ser realizado para que você realmente tenha grandes chances de alcançar títulos. Ficar atento aos jovens talentos, cuidar das finanças, fazer com que os jogadores estejam felizes, realizar as melhores contratações, preparar os melhores treinos para os jogadores... se fôssemos falar sobre tudo o que é possível, ficaríamos aqui o dia inteiro!

Caso tenha o interesse em assumir o controle de tudo, incluindo categorias de base e ainda mais, o jogo permite que você o faça. Assim como também existe a possibilidade de atribuir funções para outros membros da comissão técnica.

Entrevistas, conversas com jogadores, relações com outros técnicos... existem diversos elementos que podem inclusive alterar o desempenho de seu time, por isso é necessário ter uma grande atenção geral no jogo.

A sua equipe

Além da complexidade geral, Football Manager obviamente impressiona na criação da tática utilizada por sua equipe. Não basta apenas escolher um 442, 433 ou qualquer outra formação existente. Obviamente, cada jogador conta com características próprias, o que torna importante ter atenção na hora de escalar, porém há muito mais do que isso.

Você tem total liberdade para montar sua equipe.
Você tem total liberdade para montar sua equipe.

Em cada posição, os jogadores podem realizar funções diferentes que terão total influência nos jogos, podendo ser o motivo para o sucesso ou ou fracasso. Além disso, as instruções para cada jogador também podem alterar completamente seu desempenho e posicionamento dentro de campo, assim como as instruções para a equipe de forma geral também podem decidir os resultados.

Football Manager te dá o que é necessário para montar sua própria equipe. Ficar atento aos jogos e pensar em possibilidades será essencial para derrotar os adversários. Com bastante fidelidade ao que vemos na vida real, às vezes uma única alteração pode ser o suficiente para encontrar o caminho da vitória.

Ver sua equipe funcionando em campo é recompensador.
Ver sua equipe funcionando em campo é recompensador.

Um grande simulador

Football Manager 2021 é um grande simulador que merece ser conferido pelos apaixonados por futebol. Extremamente realista e oferecendo uma grande dose de desafio, que acaba tornando as vitórias ainda mais especiais, o jogo é uma experiência completa.

Com certeza, este é um título que agradará aos fãs de simulação.