A Sony anunciou ontem, segunda-feira (29), que irá encerrar a partir de 2 de julho os serviços da PS Store nos consoles PlayStation 3 e PSP, com isso impedindo que os jogadores possam comprar novos games, mídias ou resgatar vouchers após o encerramento da plataforma de compras. O comunicado pegou os usuários de surpresa, visto que a fabricante ainda possui um público relativamente grande que utilizam os serviços nos consoles mais antigos.

O que muda?

Ainda não sabemos o real motivo da empresa para desativar esse recurso nos seus consoles mais antigos, mas segundo rumores o objetivo da Sony é focar no PS4 e PS5, dessa forma disponibilizando melhorias gerais na loja. Apesar do encerramento do serviço ainda será possível acessar algumas funcionalidades da PS Store:

  • Você ainda pode baixar e jogar títulos de jogos comprados anteriormente;
  • Acesse conteúdo de vídeo/mídia adquirido anteriormente;
  • Resgatar vouchers de jogos e PS Plus;
  • Você ainda poderá baixar novamente e jogar títulos de jogos reivindicados por meio do PS Plus, contanto que continue sendo um membro do serviço.

Como você pôde observar, os jogos e mídias que foram adquiridos anteriormente continuarão à disposição na conta e não haverá prejuízo quanto aos valores pagos.

Leia também:

Recursos que estarão indisponíveis:

A partir do dia 2 de julho a PS Store eserá descontinuado para o PlayStation 3 e PSP. Em seguida será a vez do PS Vita perder a compatibilidade com a loja, porém o encerramento do serviço ocorrerá apenas em 27 de agosto.

  • Você não poderá mais comprar conteúdo digital para PS3, PS Vita e PSP, incluindo jogos e conteúdo de vídeo.
  • Os jogadores não poderão fazer compras dentro dos jogos;
  • Você não poderá mais resgatar vouchers de fundos de carteira PSN (por exemplo, cartões-presente) em dispositivos PS3, PS Vita ou PSP assim que a PS Store e a funcionalidade de compra desses dispositivos forem fechadas.

Quanto ao saldo em conta:

  • "Os fundos de sua carteira PSN permanecerão em sua conta PSN, mas você só poderá usar os fundos de sua carteira para comprar produtos PS4 e PS5 na PlayStation™ Store na web, PlayStationApp ou em consoles PS4 e PS5.", afirmou a empresa.

Mais mudanças

A Sony também decretou o fim da PS Store (via navegador) do PS1, PS2, PS3, PS Vita e PSP. Um URL específico ainda permitia que os jogadores acessassem a antiga loja da Sony e comprassem jogos para os consoles antigos. No entanto, o link foi desativado e agora redireciona para a nova PlayStation Store, que tem apenas jogos PS4 e PS5. Os detalhes completos estão no site oficial do PlayStation.

Para conferir o comunidado da Sony na íntegra CLIQUE AQUI.

Fonte