Neste final de semana a Sony disponibilizou nove jogos gratuitos para todos os jogadores do PS4 como parte do programa "Play at Home". Não se trata de games exclusivos para assinantes da PlayStation Plus, são títulos que são literalmente para todos os usuários do PlayStation 4. Entretanto se atente para as datas, pois eles estarão disponíveis por tempo limitado, mais especificamente até o dia 22 de abril à meia noite.

É importante salientar que além dos jogos que estão sendo disponibilizados de graça pela PlayStation, Ratchet & Clank está disponível para download de graça até o dia 31 de março (quarta-feira). Além disso, no dia 19 de abril Horizon Zero Dawn Complete Edition também será colocado como jogo gratuito sem nenhuma restrição.

Sobre o Play at Home

O programa chamado "Play at Home" foi criado pela Sony para incentivar os jogadores do PlayStation a ficarem em suas casas durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). A iniciativa começou no ano passado e em 2021 a empresa trouxe ainda mais títulos.

Jogos para PS4 disponíveis de graça

Confira abaixo todos os jogos atualmente disponíveis de graça para jogadores do PS4:

Subnautica

Lançado no início de 2018, Subnautica foi desenvolvido pela Unknown Worlds Entertainment. Inicialmente o jogo foi lançado para PC (Windows macOS), porém no final do mesmo ano em que estreou, o título também saiu para PlayStation 4 e Xbox One. Trata-se de um game de ação e aventura survive (de sobrevivência), onde os jogadores podem explorar o oceano (formato mundo aberto) em um planeta alienígena, conhecido como planeja 454B.

No enredo, o personagem acaba no mar do planeta 454B devido à queda de sua nave espacial (Aurora) na superfície. O jogador deverá coletar recursos e enfrentar criaturas para sobreviver.

Astro Bot Rescue Mission

Lançado no final de 2018, Astro Bot Rescue Mission foi desenvolvido pela Japan Studio (equipe Asobi). O jogo foi desenvolvido para o PlayStation 4 utilizado em conjunto com o PlayStation VR (PS VR). No game o jogador controla o Captain Astro e tem como objetivo resgatar sua tripulação perdida, passando por 5 mundos e 20 níveis.

Vídeo incorporado do YouTube

O jogador terá de resgatar 213 robôs utilizando o PlayStation VR, que oferecerá uma grande imersão com a utilização da realidade virtual.

The Witness

Lançado no início de 2016, The Witness foi desenvolvido e distribuído pela Thekla. Inicialmente, o plano do estúdio era lançar o título para PlayStation 3 e Xbox 360, porém a ideia acabou sendo abandonada devido a evolução do motor gráfico do jogo torná-lo mais exigente. Então, em janeiro de 2016 The Witness foi lançado para PS4 e PC (Windows).

Vídeo incorporado do YouTube

The Witness é um jogo do gênero puzzle (quebra-cabeças), onde o jogador explora uma ilha de mundo aberto resolvendo mistérios através de interações onde será necessário identificar o significado dos símbolos nos puzzles.

Abzu

Lançado no final de 2016, Abzû foi desenvolvido pela Giant Squid Studios e publicado pela 505 Games. Seu desenvolvimento levou três anos e foi disponibilizado inicialmente para PlayStation 4 e PC (Windows). Trata-se de um jogo de aventura, onde o jogador controla um mergulhador que explora o oceano e tem como objetivo restaurar a vida no oceano utilizando o sonar.

Vídeo incorporado do YouTube

Em Abzû o jogador irá explorar ambientes de mar aberto, assim como cavernas naturais e ruínas antigas. O cenário e a história do game foi baseado na mitologia suméria e no mito do oceano cósmico.

Enter the Gungeon

Lançado no início de 2016, Enter the Gungeon foi desenvolvido pela Dodge Roll. Inicialmente o jogo foi lançado para PlayStation 4 e PC (Windows, OS X e Linux), mas posteriormente ele também foi disponibilizado para Xbox One, Nintendo Switch e Stadia. No game os jogadores irão acompanhar quatro personagens que descem para a titular Gungeon, uma masmorra de armas de fogo, com o objetivo de encontrar uma máquina do tempo para acabar com seu passado.

Vídeo incorporado do YouTube

Enter the Gungeon possui fases, onde os jogadores lutam contra inimigos e adquirem novas armas, itens com habilidades e efeitos únicos. O título pertence ao gênero bullet hell shooter, um tipo de jogo de tiro com ritmo acelerado que possui elementos roguelinke, semelhante ao The Binding of Isaac e ao Nuclear Throne.

Rez Infinite

Lançado em 2016, Rez Infinite foi desenvolvido pela Enhance Games para PS4. Trata-se de um jogo de tiro musical que foi lançado originalmente para Dreamcast e PlayStation 2. Inspirado na música disco europeia, a primeira versão do game começou a ser produzida em 1999 por Tetsuya Mizuguchi.

Vídeo incorporado do YouTube

Rez Infinite combina a mecânica de jogos musicais com a de tiro onde o personagem vai passando pela fase como se estivesse em um trilho de trem. O jogador pode escolher entre seis formas em diferentes níveis de poder, com um sétimo sendo desbloqueado para a Área 5.

Moss

Lançado no início de 2018, Moss foi desenvolvido e publicado pela Polyarc. Inicialmente, o jogo foi lançado somente para PlayStation 4, mas quatro meses depois ele estreou no PC (Windows). Trata-se de um game de realidade virtual com foco na resolução de puzzles (quebra-cabeças).

Vídeo incorporado do YouTube

Moss apresenta uma perspectiva em primeira e terceira pessoa, onde o jogador terá de resolver desafios impostos durante a evolução do jogo. O game tem característica de títulos de aventura e pode ser jogado com o PlayStation VR.

Thumper

Lançado no final de 2016, Thumper foi desenvolvido e publicado pela Drool. Inicialmente o jogo foi lançado para PS4 e PC (Windows) com a opção de utilizar o PS VR, porém, posteriormente, ele saiu para Nintendo Switch, Xbox One, iOS, Android e Stadia. O objetivo do jogador é guiar uma criatura semelhante a um besouro através de diversos mundos, pressionando o botão certo para acertar as "notas" acesas na pista de maneira que esteja em sincronia com a música de fundo.

Vídeo incorporado do YouTube

Thumper tem cada fase dividida em partes, onde ao final de cada uma o jogador recebe uma pontuação e classificação. O desafio está em evitar que o besouro seja atingido por golpes e caso ele seja atingido por um ataque duas vezes, a fase recomeça a partir do último checkpoint.

Paper Beast

Lançado no meio de 2020, Paper Beast foi desenvolvido e publicado pela Pixel Reef. O jogo foi lançado para PlayStation 4 e PC (Windows) e utiliza-se de realidade virtual para fazer com que o jogador tenha uma maior imersão. Os jogadores terão de navegar através de um mundo habitado por várias formas de vida digitais que surgiram de códigos e algoritmos perdidos da internet.

Vídeo incorporado do YouTube

Paper Beast é um jogo de aventura em que o jogador tem a perspectiva de primeira pessoa. No game os jogadores controlam um explorador que tem como objetivo navegar pelo mundo resgatando a vida selvagem de perigos e predadores. A inteligência artificial que controla o comportamento dos animais irá reagir de acordo com as ações do jogador.