Caso você não saiba, um navio da Evergreen, o Ever Given, está encalhado no Canal de Suez desde a última terça-feira. Devido a este incidente, mais de 300 navios ficaram impedidos de trafegar em ambos os lados, obrigando algumas embarcações a dar a volta no continente africano para chegar ao seu destino (com atraso). Como a maioria já sabe, a Sony vem enfrentando problemas de suprimento de semicondutores para a fabricação de seus consoles, sendo impedida de ofertar unidades do PlayStation 5 suficientes para suprir a demanda. Segundo o site Business Insider, mesmo que as peças geralmente sejam transportadas através de aviões, o evento que ocorreu com o navio cargueiro irá afetar o tempo de envio dos videogames.

Porque haverá o atraso no reabastecimento do estoque de PS5 no mundo

Devido ao fato de haver vários navios cargueiros impedidos de trafegar pelo Canal de Suez, haverá um atraso do retorno de embarcações para coletar novos produtos, causando um acúmulo de mercadorias que poderá levar meses para ser corrigido. Ainda não se sabe o quanto isso irá afetar no fornecimento dos consoles de próxima geração da Sony, mas como já está curto, esta complicação no transporte irá causar ainda mais problemas nas entregas pelo mundo.

Qual a importância do Canal de Suez

O Canal de Suez é responsável por 12% do comércio global. Esta região é a responsável por conectar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, criando uma rota marítima entre a Europa e a Ásia. Através dele, é possível encurtar a viagem de um navio em, por exemplo, 1 semana, ou seja, serão 7 dias a menos navegando no mar para entregar as mercadorias comparando com a rota que passa pelo Cabo da Boa Esperança.

Diferenças entre a rota marítima utilizando o Canal de Suez e o Cabo da Boa Esperança. Fonte: BBC
Diferenças entre a rota marítima utilizando o Canal de Suez e o Cabo da Boa Esperança. Fonte: BBC

Perdas devido ao bloqueio

De acordo com dados da Lloyd's List, o bloqueio do Canal de Suez está segurando aproximadamente US$9,6 bilhões em mercadorias por dia (ou US$400 milhões por hora). O Gen Rabie estima que o Egito está perdendo US$14 bilhões em receita a cada dia que passa com o Canal de Suez fechado.

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