No último sábado (27), Pokémon completou 25 anos de vida. Após ser criada por Satoshi Taijari, a franquia conquistou milhões de fãs e ganhou forças no mundo inteiro, tornando-se um grande fenômeno da indústria. Jogos, filmes, animes, itens colecionáveis... Pokémon dominou o mercado de todas as maneiras possíveis, sendo uma marca de extrema importância.

Como surgiu Pokémon

Entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, Satoshi Tajiri idealizou a franquia que se tornaria uma das maiores já vistas até hoje. Percebendo que os videogames haviam chegado para ficar, Tajiri resolveu criar um jogo que, de maneira virtual, simulasse a diversão que havia em sua infância. O criador de Pokémon acreditava que as crianças haviam perdido o senso da aventura, por tanto a ideia pareceu realmente interessante.

Lembrando de como ficava chateado quando sua mãe lhe proibia de ter um mascote e pensando no quanto gostava de catalogar e colecionar insetos, Satoshi Tajiri criou características que se tornaram elementos famosos da franquia. Além disso, Tajiri também adorava explorar florestas e rios, fazendo com que tal atividade servisse como uma grande inspiração para seu projeto.

Um grande sucesso mundial

Pokémon tornou-se um grande sucesso que se espalhou para diversas mídias. Com inúmeros títulos sendo lançados ao longo de diversas gerações de consoles, a franquia se tornou uma das mais rentáveis no mundo dos games, além de também conseguir números impressionantes como as mais de 30 bilhões de cartas vendidas.

Nos jogos, a franquia conta com mais de 300 milhões de unidades vendidas e parece estar longe de seu fim. Após o lançamento do grande sucesso Red & Blue, diversos outros títulos surgiram para fazer história na indústria, como é o caso de Pokémon Gold & Silver, que sucedeu o primeiro título para continuar a febre da franquia, alcançado a marca de 23,1 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.

Pokémon Diamond & Pearl e Pokémon X & Y também são nomes que devem ser lembrados e valorizados, sendo grandes responsáveis pela continuação do sucesso da série de jogos. Enquanto Diamond & Pearl vendeu 17,67 milhões de unidades e entrou para o top 3 da franquia, X & Y atingiu o número de 16,42 milhões de unidades vendidas, ficando na quarta colocação de vendas da franquia.

Pokémon Ruby & Sapphire é outro título que merece destaque, sendo um jogo que trouxe 7 novas pokébolas para os jogadores, além de também adotar um sistema com batalhas em dupla, permitindo a utilização de dois Pokémons ao mesmo tempo nos confrontos. Ruby & Sapphire tornou-se o jogo mais vendido da história do Game Boy Advance, com 16,22 milhões de cópias adquiridas pelos jogadores ao redor do mundo.

Aparecendo em diversos consoles e apresentando diversas gerações, a franquia também conta com diversos outros títulos como Pokémon Yellow, Pokémon Black & White e Pokémon Sun & Moon. Com muitas jornadas já oferecidas para os fãs, a certeza que temos é que Pokémon seguirá sendo relevante na indústria, tendo ainda muito o que entregar para os jogadores.