Shadow of Mordor, jogo ambientado no maravilhoso universo criado por Tolkien, se destacou com seu interessante Sistema Nêmesis, que é uma mecânica relacionada aos inimigos que inclusive passou a inspirar outros títulos da indústria.

O Sistema Nêmesis (Nemesis System) proporciona diversas possibilidades interessantes e rapidamente tornou-se um assunto muito comentado entre jogadores e críticos. A Ubisoft fez algo parecido em Watch Dogs Legion e Assassin's Creed Odyssey, provando que o sistema chamou a atenção de outras gigantes do mercado. Porém, faz algum tempo que a Warner Bros. Games mostrou-se interessada em impedir que outras empresas utilizassem seu sistema, o que resultou em uma tentativa de patentear o Sistema Nêmesis.

Agora, após algum tempo e muitas discussões sobre o assunto, a história se encerrou com um final feliz para a WB e muito decepcionante para as desenvolvedoras concorrentes. Após diversas negativas do USPTO, que é o órgão americano responsável por regulamentar patentes, a WG Games finalmente conseguiu patentear oficialmente o Sistema Nêmesis.

A desenvolvedora atendeu às exigências e foi capaz de garantir a exclusividade do sistema até 2035. Com isso, a WB Games é a única capaz de utilizar as funções de Personagens Nêmesis, dos Fortes Nêmesis, seguidores e mecanismo de vingança em jogos.

O USPTO emitiu o comunicado na quarta-feira (03) e a medida será válida a partir do dia 23 de fevereiro.

Sem Nêmesis em outros jogos?

Agora, a Warner Bros. Games poderá decidir se irá ceder as funções de seus sistema para outras desenvolvedoras ou se simplesmente irá impedir que mais disto seja visto na indústria. De qualquer forma, obviamente, os outros estúdios deverão ficar longe de tais funções para impedir qualquer tipo de problemas na justiça.

Josh Saywer, diretor da Obsidian, já se mostrou contra a atitude da WB Games. Saywer acredita que isto não é algo que se possa tomar legalmente. Muitos jogadores têm se mostrado ao lado do diretor, criticando a empresa responsável por Shadow of Mordor.