Biomutant foi anunciado em 2017 e então tornou-se um caso misterioso na indústria. O jogo "desapareceu" por diversas vezes, passando por longos períodos sem qualquer informação divulgada, fazendo com que muitos jogadores cogitassem inclusive um possível cancelamento. Agora, o título, de forma surpreendente, ganhou uma data de lançamento: 25 de maio de 2021.

Após tanto tempo longe dos holofotes, uma data tão próxima era, de fato, inesperada. Além disso, com a confirmação de lançamento também veio outra pergunta: Qual o motivo da demora?

Os bugs são um desafio

Em entrevista ao IGN, Stefan Ljungqvist, diretor criativo da Experiment 101, falou sobre o tempo de desenvolvimento do jogo, explicando um pouco a demora que os jogadores tem observado. O diretor citou os bugs como um dos motivos para o projeto precisar de mais tempo para ser finalizado.

"No final do projeto, há apenas uma certa quantidade de bugs que você pode consertar fisicamente durante o dia"

Ljungqvist disse que bugs não são fáceis de encontrar em um mundo aberto, além de afirmar que para uma equipe pequena isto é um desafio a mais.

"O QA [controle de qualidade] tem tido muito trabalho, porque não é fácil encontrá-los [bugs] em um jogo de mundo aberto. E então, uma vez que eles foram encontrados, temos que consertá-los, e isso representa um desafio adicional para nós, sendo uma equipe pequena"

Vale lembrar que a 101 Experiment conta com apenas cerca de 20 funcionários. Biomutant é um projeto ambicioso para uma desenvolvedora iniciante, o que explica o longo período necessário para que tudo esteja finalizado da melhor forma possível.

O diretor também falou sobre o script do jogo, afirmando que houve um aumento considerável de roteiro no último ano.

"Se você olhar o roteiro, no final de 2019 acho que tinha cerca de 80-85.000 palavras. Quase um romance. Mas no jogo final, está perto de 250.000 palavras. Isso foi uma grande coisa, para encerrar o script"