Biomutant foi anunciado com um trailer em agosto de 2017 e estava previsto para ser lançado em 2018, porém o título foi adiado e até mesmo informações começaram a aparecer com menos frequência. O jogo passou por longos períodos em que sequer uma novidade foi divulgada, inclusive recentemente, fazendo com que muitos jogadores passassem a acreditar que o jogo ainda demoraria para ficar disponível ou até mesmo seria cancelado. Porém, de surpresa, a THQ Nordic revelou que o RPG de ação chegará em maio deste ano. A data é surpreendente para um jogo que parecia esquecido.

Biomutant está sendo desenvolvido pelo Experiment 101. Este é o primeiro projeto do estúdio sueco formado pelos fundadores da Avalanche Studios, responsável pela série Just Cause e também desenvolvedora de Mad Max.

Sem microtransações e com DLC

Em julho do ano passado, após um longo período sem novas informações sobre o jogo, os desenvolvedores revelaram que desejam entregar mais conteúdos após o lançamento, com a intenção de manter o jogador dentro do universo de Biomutant. Além disso, também foi dito que o jogo não terá nenhum tipo de microtransação.

As afirmações foram feitas por Stefan Ljungqvist, gestor da Experiment 101, durante uma conversa com o Well-Played.

"Primeiro e mais importante, o nosso foco é terminar o jogo principal e alcançar a nossa visão de qualidade. Depois, esperamos merecer o direito a adicionar mais conteúdo. Uma coisa que posso dizer definitivamente é que não teremos micro-transacções no nosso jogo."

Animais mestres em kung-fu

O RPG de ação apresenta um mundo aberto interessante, repleto de características únicas. Biomutant exibe um mundo pós-apocalíptico em que animais mutantes e antropomórficos dominam o kung-fu.

O jogo permitirá a customização de seu personagem, com opções diferentes para atributos, sexo, espécie e aparência, além de outros elementos como equipamentos e implantes que poderão ser encontrados durante a jornada.

O título também deve entregar uma aventura que se molda com escolhas do jogador, apresentando caminhos e destinos diferentes de acordo com as opções tomadas ao longo da trama.