Anunciado no The Game Awards 2020, Back 4 Blood surgiu como o sucessor espiritual de Left 4 Dead. No começo de seu trailer, muitos jogadores inclusive chegaram a acreditar que finalmente Left 4 Dead 3 estava sendo anunciado de surpresa, o que seria uma revelação e tanto. Porém, alguns minutos depois todos entenderam que se tratava de uma nova IP, criada pela Turtle Rock Studios.

Desenvolvido pelos mesmos responsáveis por Left 4 Dead, o novo jogo apresenta diversas semelhanças com o sucesso da Valve, incluindo inimigos que certamente já são bem conhecidos pelos jogadores. O primeiro trailer e o gameplay divulgados deixam muito visível o fato que o jogo bebe muito da fonte de seu "antecessor", porém algumas diferenças também podem ser vistas.

Agora, um vídeo da Turtle Rock Studios no YouTube revelou mais sobre o projeto. Os desenvolvedores afirmaram que Back 4 Blood não será uma cópia de Left 4 Dead. O título terá elementos conhecidos, mas contará com gráficos e tecnologias atuais, oferecendo a possibilidade de que os responsáveis sejam capazes de redefinir o gênero.

Algumas das diferenças

Uma das principais diferenças será o sistema de cartas. O novo título conta com esta novidade que modifica totalmente o gameplay, fazendo com que os mapas fiquem mais escuros e com mais neblina, trazendo mais zumbis para o combate, dando mais vida aos sobreviventes e também causando uma série de outras mudanças. As cartas poderão ser utilizadas a favor dos jogadores, inclusive como ajuda para combater os efeitos negativos causados pelas mesmas.

Em Back 4 Blood os sobreviventes são chamados de Limpadores. Sendo pessoas imunes ao vírus que devastou o mundo, os Limpadores tentam construir zonas seguras em locais que são dominados pelos zumbis, chamados de Ridden.

Como em Left 4 Dead, os inimigos são divididos em classes.

Sprinters: Os inimigos mais comuns e também os mais fáceis de derrotar. São o que o jogo tem de mais próximo da imagem de zumbi que o mundo já conhece.

Hockers: Estes são os antigos Hunters de Left 4 Dead. São ágeis e capazes de subir em paredes. Provavelmente serão inimigos difíceis de se acertar.

Ogres: Seres monstruosos, grotescos e fortes. Os jogadores terão de aceitá-los nos pontos fracos para que não permaneçam em pé.

Bruisers: Estes são zumbis que você deverá permanecer longe. Eles podem causar bom estrago com seus braços largos e fortes.

Retches: A nova versão dos Boomers. Os Retches podem vomitar nos sobreviventes e também são capazes de explodir para causar dano.

Confira o vídeo.

Back 4 Blood chegará no dia 22 de junho de 2021, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.