Agent era um título de espionagem anunciado pela Rockstar que desapareceu com o tempo. A ideia era que o jogo se passasse em diversos lugares do mundo inteiro, permitindo que os jogadores explorassem cidades diferentes. Washington, D.C seria um dos locais disponíveis, funcionando como o centro deste mundo aberto enquanto outras cidades também estariam no jogo, com algumas sendo mais lineares.

Cairo, cidade localizada no Egito, seria uma das localizações exploráveis no título, então uma equipe da Rockstar San Diego teve de pesquisar sobre a cidade e conhecê-la melhor. Primeiro a equipe resolveu procurar por imagens online, buscando referências para a criação de um mapa, porém não conseguiram encontrar algo que de fato fosse útil. Depois disso, a equipe também procurou por imagens de satélite, novamente sem êxito. A solução parecia simples: Viajar para Cairo e tirar suas próprias fotos, já que segundo Luiz Gigliotti, líder do projeto da Rockstar San Diego, era uma época em que você podia subir em um prédio, tirar uma foto com uma câmera digital e usar a imagem como um mapa de textura.

Situação de extrema tensão

Porém, a viagem tornou-se um pesadelo. Membros da equipe que viajaram para Cairo foram detidos pelas autoridades, em prisão domiciliar. Em uma noite, o motorista do grupo foi interrogado pelos policiais locais e após isto a equipe recebeu a informação de que não poderia mais deixar os quartos em que estavam.

A situação ficou ainda pior quando Luis Gigliotti foi informado pelo chefe de segurança da embaixada, que as autoridades egipicias poderiam encontrar na pornografia uma forma de acusar a equipe de estar fazendo algo ilegal no país. O grande problema é que um dos membros da equipe estava com um laptop que pertencia a seu pai, que por sua vez era oncologista ginecológico, sendo assim o aparelho continha imagens de órgãos reprodutores femininos. Embora isto não fosse pornografia, todos realmente ficaram extremamente preocupados por causa do contexto de toda a situação.

Luis Gigliotti afirmou que não conseguia dormir, pois eles estavam tentando salvar vidas. Não era algo sobre videogame, o assunto que estavam acostumados. Felizmente, a equipe inteira voltou para casa em segurança, mas Gigliotti lembra da situação como algo insano, afirmando que às vezes todos se perguntam o que estavam pensando na época.

Toda esta história louca pode ser conferida por completo aqui, na matéria do Game Informer.