Um ano após seu lançamento, o Stadia, o serviço de streaming que oferece um grande lista de jogos em seu catálogo, finalmente chegou para a plataforma iOS, em iPhones e iPads, utilizando o aplicativo web beta para contornar as restrições da App Store.

Como a App Store contém regras que impedem que os serviços de streaming fiquem disponíveis na loja de aplicativos, o Stadia terá de burlar o ecossistema da Apple, através do navegador Safari. O serviço está disponível tanto na sua forma gratuita que exige apenas uma conta google, quanto na modalidade Stadia Pro.

Em agosto deste ano, a Apple afirmou que serviços como Stadia da Google e Xcloud da Microsoft, não poderiam ser distribuídos como aplicativos da App Store, dando força às suas restrições com relação ao streaming para iPhone e iPad. Porém, em setembro a empresa resolveu recuar um pouco e aliviar as restrições, confirmando a permissão para que serviços de streaming utilizassem um app de catálogo para chegar na loja, mas com a condição de que subissem individualmente cada jogo na App Store.

A Microsoft mostrou descontentamento, acreditando que isto afetaria a experiência dos jogadores, então sugeriu um aplicativo web.

O Google Stadia é o primeiro serviço de streaming a chegar aos dispositivos móveis da Apple. Recentemente, a Microsoft também revelou o interesse de trilhar o mesmo caminho com o Xcloud, porém isto só acontecerá em 2021.

Jogos do Stadia

O Stadia chega ao iOS oferecendo diversos jogos, inclusive Cyberpunk 2077 que aparentemente não tem apresentando os mesmos problemas dos consoles da geração passada no serviço de streaming. Um bundle de controles e um Chromecast Ultra estava sendo oferecido para quem realizasse a pré-compra do título futurista na plataforma de jogos em nuvem, porém a promoção foi cancelada por causa da alta demanda.

O Stadia conta com uma grande variedade de títulos, oferecendo jogos de diversas publishers. The Division, Ghost Recon e Assassin's Creed são franquias da Ubisoft que marcam presença no serviço, assim como a trilogia Tomb Raider, oferecida pela Square Enix, também está disponível. Doom Eternal, Metro Exodus e Destiny 2 são apenas alguns dos outros jogos que também podem ser aproveitados pelos jogadores. Em 2019, mais de 100 jogos foram adicionados ao catálogo.

Recentemente, Jack Buser, diretor de jogos do Google Stadia, afirmou que 200 estúdios trabalham no desenvolvimento de 400 jogos para o serviço de streaming.