A Apple tem planos bem ambiciosos para a sua próxima geração de dispositivos, e dentre esses, uma novidade interessante foi flagrada pelo portal MacRumors, informando que recentemente, a Apple solicitou duas novas patentes para inserir seus próximos lançamentos. Segundo a fonte, a novidade pode chegar em iPhones e outros dispositivos da empresa, porém, o foco inicial é para o relógio inteligente Apple Watch.

Pelo que foi flagrado, a Apple pretende de alguma forma adicionar a recurso de Touch ID ao smartwatch, além de uma câmera que ficará escondida sob a tela do Apple Watch. As patentes para ambas as tecnologias foram concedidas pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos e seus nomes explicam por si só as suas devidas funções.

Touch ID

Essa patente aparece com o nome "Dispositivo Eletrônico com Sistema de Sensor Biométrico de Botão Selado". O pedido de patente da Apple explica como integrar o Touch ID nos botões laterais do Apple Watch e quais propósitos práticos ele pode alcançar.

Apple Watch terá o recurso de Touch Id para dar mais segurança aos seus usuários.
Apple Watch terá o recurso de Touch Id para dar mais segurança aos seus usuários.

O Touch ID permite a identificação do usuário, desbloqueio de dispositivos e autorização de aplicativos de compras, por exemplo. O motivo para integrar essa função ao Apple Watch explica muita coisa, já que hoje o relógio da Apple ainda depende do uso de senhas, o que não é mais a melhor opção de segurança e privacidade hoje em dia. A chegada do Touch ID ao Apple Watch permite que a Apple garanta que os usuários tenham maior segurança ao usar relógio para coisas mais simples e até mesmo fazer transações via Apple Pay.

Câmera sob a tela

A segunda patente, e mais curiosa que a do Touch ID, chegou com o nome "Equipamento Eletrônico com Display de Dois Níveis". Para um relógio essa é uma novidade bem peculiar, e por isso acreditamos que esse recurso chegue também a outros dispositivos da empresa, como os futuros iPhones, por exemplo.

A descrição do recurso fala sobre colocar em camadas uma tela de exibição para incluir uma câmera e um flash. A câmera e o flash só são visíveis do lado de fora apenas quando são acionados, ficando escondidos em boa parte do tempo.

A princípio, a tecnologia poderá fornecer uma tela de dois níveis, podendo ter uma camada interna com uma matriz de pixels para exibir imagens, mais uma segunda camada externa formada por um modulador de luz, que tem uma matriz de células. Cada uma dessas células poderá ser colocada em um modo transparente ou em um modo de bloqueio de luz, e por consequência, permitirá que a segunda camada fique invisível.

Esboço de como funcionará a função de câmera e flash integradas ao Apple Watch.
Esboço de como funcionará a função de câmera e flash integradas ao Apple Watch.

Quando o recurso foi acionado, então o circuito de controle no Apple Watch deixará a mostra o obturador em um modo transparente para permitir que a luz do flash ou luz capturada pela câmera passe.

Ainda é difícil de entender como exatamente essa tecnologia funcionaria na prática em um dispositivo relativamente pequeno como é o Apple Watch, entretanto, podemos afirmar que essa é uma novidade revolucionária e pode chegar abalando o mercado de smartwatches em um futuro próximo.