O PlayStation 4 continuará recebendo lançamentos por algum tempo ainda, porém, com o lançamento do PS5 o seu tempo está chegando ao fim. Agora que o console já não representa a atual geração, podemos olhar para trás e pensar em tudo o que vimos e desfrutamos durante os últimos sete anos. Com muitos exclusivos de peso a quarta geração de consoles da Sony ofereceu experiências memoráveis e títulos consagrados.

Relembre grandes títulos e algumas de suas características, ou então acrescente em sua lista alguns nomes que ainda não foram conferidos. Estes são os melhores exclusivos da era do PS4.

Vale lembrar que o gosto pessoal é importante na hora de avaliações como esta, então a lista pode variar de acordo com a opinião de cada jogador. De qualquer forma, aqui serão citados nomes que devem ser lembrados como lançamentos que definiram uma geração.

Os 5 melhores exclusivos de PlayStation 4

1º - Ghost of Tsushima

Jin Sakai protagoniza uma experiência espetacular
Jin Sakai protagoniza uma experiência espetacular

Um dos títulos mais aguardados de 2020, Ghost of Tshushima empolgava os jogadores a cada apresentação. Confesso que apesar da expectativa, não acreditei que o jogo da Sucker Punch se tornaria um de meus favoritos nesta geração, porém, eu estava errado.

Ghost of Tsushima é prazeroso, artístico e esplêndido. Com uma direção de arte merecedora de aplausos, cenários cativantes e talvez o melhor e mais divertido combate dessa geração, o jogo é uma jornada memorável em que Tsushima é viva e lhe instiga a explorá-la.

Digno da temática samurai, em seus duelos Ghost of Tshushima brilha no ápice de seu esplendor e qualidade. Um presente aos fãs dos filmes do mestre Akira Kurosawa e um produto que sabe utilizar os elementos da cultura em que é inspirado. Ghost of Tshushima elevou o nome da Sucker Punch e é o melhor exclusivo da era PlayStation 4.

2º - The Last of Us 2

The Last of Us Part II oferece uma jornada imersiva e tensa
The Last of Us Part II oferece uma jornada imersiva e tensa

Minha relação com The Last of Us é de completo amor e admiração. Considerando a minha segunda franquia favorita no mundo dos games, esperei ansiosamente por The Last of Us Part II e, felizmente, não me arrependo de tal espera.

Utilizando tudo o que o PlayStation 4 pode oferecer o título da Naughty Dog é um primor técnico impressionante. Dirigido impecavelmente, o jogo apresenta a mais pura qualidade em áreas como design de áudio, gráficos e trilha sonora.

Sendo uma verdadeira obra de arte, The Last of Us 2 é excelente em quase todos os aspectos técnicos, entregando também uma jornada incrivelmente imersiva, envolvente, mas também pesada em que a tensão nos acompanha a cada momento de sua ótima exploração e de seu combate, que por sua vez também se encontra entre os melhores da geração. Por todos estes motivos, o título se encontra em segundo lugar na nossa lista.

3º - Marvel's Spider-Man

O amigão da vizinhança brilhou no PS4
O amigão da vizinhança brilhou no PS4

Nosso terceiro lugar tem longa história na indústria dos games. Com o início de uma nova série de jogos, o cabeça de teia deixou sua marca na era PS4 com um combate divertido e todo seu carisma.

Flutuando entre uma leveza divertida e descontraída, e momentos de forte emoção em sua trama, Marvel's Spider-Man é uma experiência obrigatória para os fãs do herói e pode agradar até mesmo àqueles que não são apaixonados por personagens de quadrinhos.

Movimentar-se por Nova York utilizando o web swing (balanço de teia) nunca se torna cansativo e é certamente uma das mecânicas mais interessantes e divertidas da geração. Fazendo jus a seu personagem, o título entrega toda a agilidade do amigão da vizinhança, proporcionando uma jogabilidade prazerosa e completamente adequada ao herói.

Conhecendo o conteúdo a seu dispor a Insomniac usou muito bem os personagens de seu universo. Tendo êxito naquilo em que até mesmo o cinema pecou, o jogo conta com diversos vilões em sua história, encaixando-os da maneira certa e desenvolvendo muito bem uma trama que guarda o melhor para o fim. Com um final de jogo que jamais esquecerei, Marvel's Spider-Man é diversão na mais pura essência da palavra.

4º - Uncharted 4: A Thief's End

O fim da jornada de Nathan Drake mostrou o que o PS4 era capaz de atingir
O fim da jornada de Nathan Drake mostrou o que o PS4 era capaz de atingir

A Thief's End não só é o quarto título da franquia Uncharted, como também é o quarto colocado em nossa lista. A jornada de Drake se encerra de forma cinematográfica, repleta de momentos de tirar o fôlego, muita ação e o melhor enredo de toda a série.

Com um apelo dramático maior do que nos títulos anteriores, o jogo desenvolve muito bem seus personagens enquanto os coloca em uma aventura digna que lembra grandes filmes de ação. Apesar da forte semelhança com obras do cinema, Uncharted 4 entrega uma jogabilidade satisfatória e fluida, acima dos títulos antecessores, aprimorando-se da maneira certa.

Talvez sendo o primeiro lançamento a mostrar o potencial que o PlayStation 4 poderia alcançar, a quarta parte da saga de Nathan Drake exibe um visual deslumbrante e repleto de detalhes, também impressionando pelas expressões faciais e corporais de seus personagens, algo que viria a evoluir ainda mais nas mãos da desenvolvedora com The Last of Us Part II.

Mais maduro e envolvente que os três primeiros títulos, Uncharted 4: A Thief's End é a evolução ideal da franquia.

5º - God of War

A mudança na visão da saga de Kratos foi um acerto magistral
A mudança na visão da saga de Kratos foi um acerto magistral

Certamente merecendo estar no topo da lista na opinião de muitos jogadores, o game do ano de 2018 não precisa de apresentações. Cory Barlog foi o responsável por uma das melhores mudanças da indústria, reinventando de forma exemplar uma franquia consagrada.

A facilidade em dar importância e força à uma trama que aparentemente é simples deve ser valorizada e elogiada. Se a motivação se apresenta como vazia e sem o apelo necessário, ao longo da jornada esta ideia é rechaçada conforme o jogador se aprofunda na relação entre Kratos e Atreus, com diálogos poderosos e até mesmo momentos em que os personagens falam pouco, mas dizem muito.

O grande trunfo do título é toda a reimaginação da lenda. Kratos está mais velho, maduro e contido. Tem com quem se preocupar e entende muito bem sua responsabilidade. Talvez não o Kratos que você imaginava ver algum dia, mas uma evolução compreensível e bem-vinda do personagem, muito bem apoiada pelos pilares da trama que dão base para que as mudanças sejam entendidas e aceitas.

A inspiração no gênero RPG também foi uma decisão cirúrgica, possibilitando um combate completamente novo que vê em Kratos o personagem ideal. É óbvio que o combate deveria encaixar-se com o personagem, porém aqui tal fato parece estar acima do esperado. Sabendo que nem sempre as coisas são como deveriam, é animador perceber que os confrontos em God of War são um elemento que se une perfeitamente com Kratos e o mundo em sua volta.

Uma nova mitologia, um novo Kratos e uma nova visão geral. God of War reinventou o clássico e o fez subir de nível.

Títulos que também merecem ser citados

Escolher os melhores entre os exclusivos de PlayStation 4 não é uma tarefa fácil. Agora que já temos os nossos primeiros cinco colocados, vamos conhecer também outros títulos que marcaram a geração, em ordem aleatória, apenas relembrando nomes de qualidade.

Aqui, não necessariamente seguiremos a ordem de um top 10, pois será uma lista que também tenta apresentar aventuras com focos diferentes, assim como leva em consideração outras questões importantes, como jogos estreantes que ajudaram a iniciar uma geração com o pé direito.

Infamous: Second Son

Delsin protagonizou a primeira grande aventura
Delsin protagonizou a primeira grande aventura

Infamous: Second Son foi o primeiro exclusivo de peso para o PlayStation 4. No começo da geração, o jogo entregou uma experiência satisfatória, com jogabilidade agradável e boa dose de envolvimento com os personagens.

Delsin é um protagonista interessante e com carisma, que ganha ainda mais peso dramático com motivações que aparecem ao longo da trama. Com variedade de poderes, combate divertido e as novidades visuais de uma nova geração, o título foi um ótimo cartão de apresentação.

Ratchet & Clank

Ratchet e Clank esbanjam carisma em uma jornada divertida
Ratchet e Clank esbanjam carisma em uma jornada divertida

Ratchet & Clank é o jogo certo para se jogar em família, mas isto não significa que a jornada sozinho não seja empolgante também. Carregado pelo carisma dos dois personagens, o título oferece um belo visual e um combate interessante, com muitos equipamentos disponíveis causando uma boa variação de opções para derrotar inimigos.

Leve, divertido e bonito, Ratchet & Clank é um excelente remake e certamente deixou sua marca na geração.

Knack 1 e 2

O herói das reliquias deve ser lembrado
O herói das reliquias deve ser lembrado

Knack 1 chegou ainda em 2013 sendo um dos primeiros exclusivos de PlayStation 4. Em sua luta para salvar a humanidade dos maldosos duendes invasores, o herói das relíquias se destacou também pelo carisma do jogo e por apresentar uma jogabilidade satisfatória.

Anos depois, em 2017, Knack 2 chegou com mais golpes, inimigos e possibilidades. Com puzzles divertidos e sendo um excelente título para se jogar em coop, o jogo correspondeu às expectativas dos fãs. Knack, de fato, não é revolucionário e não apresenta o mesmo primor que outros jogos da lista, mas ao aparecer no início da geração e entregar qualidade também na sua continuação, o herói das relíqui das deve ser lembrado pelo o que fez na era do PlayStation 4.

Bloodborne

Um Souls-like exclusivo para PlayStation
Um Souls-like exclusivo para PlayStation

A From Software produziu um dos principais títulos da PlayStation nesta geração. O rpg de ação no estilo Souls-like é bruto, intenso e sombrio.

Um prato cheio para os amantes de jogos como Dark Souls, Bloodborne oferece um combate desafiador em um mundo aterrorizante. Na ambientação gótica, o título transmite uma atmosfera angustiante, dando exatamente o peso que a jornada precisa.

Muito mais para se explorar

Assim encerramos nossa lista, com dez títulos que definiram uma era grandiosa. Porém, há muito mais para se explorar no PlayStation 4.

Com opções em todos os gêneros e estilos, o quarto console da Sony entregou uma vasta biblioteca. Uma geração marcante, emocionante e animadora.