Ghost of Tsushima é um dos games mais aguardados para PS4 dos últimos meses, lançado oficialmente em 17 de julho e produzido pela Sucker Punch Productions, sua contextualização histórica, ambientação, trilha sonora e gráficos atraíram muitos players que se interessam pela história e cultura japonesa.

Contexto Histórico:

Quando o Império Mongol invadiu a ilha japonesa de Tsushima em 1274, a ocupação foi nada menos que um massacre. O exército mongol não tinha motivos para respeitar os samurais da ilha e seu desejo de guerra tradicional e honrada, e assim os nativos foram rápida e decisivamente esmagados. Foi um capítulo brutal e sangrento de uma campanha que acabaria em desastre para os mongóis, já que o império seria expulso do continente japonês antes que pudesse estabelecer qualquer tipo de apoio.

Ghost of Tsushima é baseado na invasão inicial da ilha de Tsushima. Começa com a batalha da praia de Komoda, com cerca de 80 samurais fazendo uma tentativa condenada de enfrentar centenas de invasores mongóis, recém chegados pelo mar. O tom geral do jogo é mais cinema samurai do que uma recriação precisa de eventos históricos, mas ainda é uma descrição sombria e muitas vezes trágica da guerra.

É uma história séria e sombria, e muito diferente da natureza dos quadrinhos da série inFAMOUS. Ghost of Tsushima conta uma história surpreendentemente sombria e sem desculpas, e isso se reflete em Jin Sakai, seu protagonista. Durante todo o tempo de execução de cerca de 30 horas, Jin mal abre um sorriso - e quem pode culpá-lo? Ele passa seus dias matando os invasores que devastaram sua casa, tentando desesperadamente encontrar algum tipo de significado em todo o derramamento de sangue (e há muito sangue).

Combate cinematográfico:

A Sucker Punch está claramente orgulhoso do sistema de combate que é criado aqui, e por boas razões. As batalhas são elementos intensamente satisfatórios, cheios de movimentos hábeis e de espadas precisas. Fazer um desvio perfeito pela primeira vez é incrível - como se você instantaneamente se tornasse parte do filme de samurai mais durão que seu cérebro possa conjurar.

Mas, apesar de todo o seu estilo, o combate é razoavelmente fundamentado. Ele segue uma linha tênue entre os contra-ataques contextuais de um único golpe dos antigos jogos de Assassin's Creed e a ação baseada em habilidades de algo como God of War de 2018. Os inimigos não são equipados com barras de saúde excessivamente longas - eles morrem em uma enxurrada de aço como qualquer humano normal faria, e uma fatia rápida na lateral do pescoço geralmente é suficiente para fazer o trabalho. É uma mudança de ritmo bem-vinda e refrescante dos muitos RPGs de ação que levariam você a atacar seus inimigos por minutos a fio.

A única coisa que atrapalha a espada de Jin é a postura defensiva de um inimigo. Semelhante à maneira como as coisas funcionam em Sekiro: Shadows Die Twice, quebrar a guarda de um oponente os abre para golpes fatais. Jin tem quatro posições de combate diferentes, cada uma com técnicas e ataques eficazes contra inimigos específicos. Se o seu oponente tem um escudo resistente, a posição da água, com seus combos rápidos e fluidos, é ideal. Alternar entre essas posições é tão fácil quanto pressionar R2 e pressionar o botão de face correspondente, mas o sistema dá a cada luta um ritmo perceptível e recompensador à medida que você diminui e flui entre os vários movimentos de Jin.

As coisas ficam ainda mais táticas quando as armas 'Ghost' de Jin são introduzidas. Facas, bombas de fumaça, explosivos pegajosos e outras ferramentas enganosas dão ao samurai vingativo uma vantagem real na batalha - especialmente quando você está cercado por um grupo de mongóis vestidos com armaduras. O combate como um todo é reativo, mas não é Batman Arkham ou Shadow of War. Você não está apenas apertando os botões certos na hora certa - você sempre tem opções, livre circulação e combos a considerar. Qualquer posição pode vencer qualquer inimigo com paciência e tempo, mas escolher alguns caminhos mais certos facilitam a vida.

Desenvolvimento RPG:

Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN
Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN

À medida em que se avança no jogo, as habilidades de Jin se desenvolvem em um ritmo constante. As árvores de habilidade são lineares, mas você sente o impacto de cada ponto da técnica que gasta. Todo upgrade tem um objetivo e acrescenta algo novo ao arsenal de Jin, seja a capacidade de dar um chute poderoso no meio do combo ou fazer com que bombas de fumaça restaurem um pouco da sua saúde. As poucas horas iniciais de Ghost of Tsushima podem ser difíceis à medida que você aprende a mecânica, mas assistir como Jin desabrocha lentamente para o guerreiro mais temido da ilha é a progressão de personagens absolutamente satisfatória.

Estilo de combate furtivo:

A ascensão de Jin à lenda também se reflete na história. Após a derrota horrenda do samurai na praia de Komoda, Jin começa a perceber que as honradas artes marciais de seu povo não vão cortá-lo contra os mongóis. Ele constantemente luta com a idéia de jogar seu código de samurai para o lado, traindo tudo o que sabe para satisfazer seu desejo de vingança. É aqui que a furtividade entra na equação.

Equipado com um arco e uma faca especialmente afiada, Jin é capaz de destruir todo um campo de guerra mongol sem ser visto. Embora existam momentos em que você simplesmente não pode evitar o combate direto - especialmente durante as fantásticas lutas pessoais contra chefes do jogo - permanecer furtivo é uma estratégia muito viável, e tudo funciona exatamente como você esperaria. Isolar inimigos, observar seus inimigos da grama mais próxima e atacar das sombras é o nome do jogo. É furtivo, emocionante e satisfatório, mas ousamos dizer que o combate de Ghost of Tsushima é tão agradável que o furtivo quase parece um boa entrada de refeição. Pode ser saboroso, mas não o encherá como o prato principal.

E isso leva a uma das únicas queixas com as seções furtivas forçadas ao jogo. Embora sejam bastante raros, há momentos em que disparar o alarme resulta em um fim de jogo instantâneo. Tematicamente, esses cenários fazem sentido - são situações em que o sigilo é primordial e ser descoberto arruinaria os planos de Jin. Não é mesmo que esses objetivos sejam particularmente difíceis - eles parecem uma relíquia de uma era passada de títulos furtivos, como as missões da Mary Jane no Homem-Aranha da Marvel. O Ghost of Tsushima oferece muita liberdade em como lutar e como abordar seus objetivos - ter tudo isso retirado parece desnecessariamente restritivo.

Mundo Aberto e paisagens deslumbrantes:

Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN
Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN

Falando em liberdade, o mundo aberto de Ghost of Tsushima é uma alegria para explorar. É sem dúvida um dos mundos abertos mais pitorescos que já passamos, e tudo está brilhantemente montado. Não há minimapa, então você está sempre procurando pontos de referência e seguindo o vento - um engenhoso mecanismo de orientação que o direciona para seu objetivo com rajadas que dobram as árvores ao redor e varrem as folhas pelo chão. É lindamente implementado e, junto com outros efeitos climáticos do jogo, o vento faz Tsushima parecer um lugar vivo.

É um jogo deslumbrante que exige um modo de foto de primeira classe - e a Sucker Punch lançou isso também. Com uma enorme variedade de ferramentas de edição, filtros e muito mais, você poderá tirar a foto perfeita em pouco tempo. E ajuda que Ghost of Tsushima gosta de abraçar momentos mais calmos, apesar de toda a carnificina que confronta a espada. Locais tranquilos, como fontes termais e vistas inspiradoras de haiku, permitem que você desfrute da relativa tranquilidade da ilha, mergulhando nas vistas e sons naturais de Tsushima.

Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN
Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN

Há algo de especial em encontrar um bom lugar para sentar e relaxar em um jogo de mundo aberto. Se esse fosse um título da Ubisoft, esses pontos contemplativos seriam substituídos por outro reduto inimigo. Em Ghost of Tsushima, você é incentivado ativamente a procurar esses lugares pacíficos - e contrastando com a intensidade encharcada de sangue das excelentes missões da história principal do jogo, encontrá-las se torna um verdadeiro destaque da experiência.

Se ainda não estava claro, Ghost of Tsushima é um excelente título mundo aberto. Compete com opções óbvias de The Witcher 3: Wild Hunt, Red Dead Redemption 2 e The Legend of Zelda: Breath of the Wild, mas seu cenário feudal no Japão, tom consistente e sistema de combate bastante agradável o diferenciam da concorrência. Embora exista um mundo aberto a trabalhar aqui - existem campos inimigos para limpar, colecionáveis ​​sem sentido para encontrar - você nunca é forçado a se afastar da história principal. Toda diversão parece natural por causa do design inteligente do mundo, e as missões secundárias orientadas a personagens do jogo sempre valem o esforço.

Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN
Ghost of Tsushima - Imagem: Divulgação PSN

Há alguns bugs...

Dito tudo isso, como um lançamento, há arestas para aparar. Sua apresentação é em grande parte imaculada, mas parece que nem os desenvolvedores da Sony podem evitar completamente o jank de mundo aberto. Bugs significativos são extremamente raros, mas pequenos soluços como recortes e animações com falhas não são incomuns. O jogo também carece do tipo de detalhe extremo que esperamos de novos títulos Playstation. Há momentos em que as cenas simplesmente ficam pretas, em vez de mostrar que Jin realiza uma ação pontual, por exemplo.

Mas o jogo é memorável

Felizmente, o desempenho é sólido - pelo menos na maior parte. O título oferece dois modos gráficos no PS4 Pro: melhor resolução ou maior taxa de quadros. O último garante uma experiência suave, enquanto o primeiro fornece visuais super nítidos ao custo de algumas quedas leves na taxa de quadros durante cenas ocupadas. Talvez seja uma pena que não haja meio termo, mas é bom ver que, não importa como você jogue, o tempo de carregamento é quase inexistente. Carregar um save leva apenas alguns segundos - uma raridade para qualquer experiência de mundo aberto.

Por último, mas não menos importante, o áudio do jogo é mais do que digno de seu próprio parágrafo. Para iniciantes, a partitura é fantástica. Os temas de batalha têm tambores fortes que fazem o sangue bombear, enquanto segmentos furtivos optam por melodias sopradas de sopro de madeira. Em outros lugares, no lado da atuação, o lançamento pode ser reproduzido em inglês ou em japonês com legendas em inglês. Tentamos ambos, e estamos felizes em informar que o elenco inglês faz um bom trabalho. Na verdade, é o dub japonês que parece um pouquinho fora - embora adicione uma certa autenticidade ao título, dada a configuração. Seja qual for a faixa de voz que você escolher, você não pode realmente dar errado.