De acordo com a Epic Games, a remoção do Fortnite do Google da Play Store é um abuso do monopólio da empresa de buscas no mercado comercial de sistemas operacionais móveis.

Além disso, observando que o Google está usando esse monopólio para manter o controle sobre a distribuição de aplicativos Android e o processamento de pagamentos no aplicativo.

Basicamente, a Epic Games está fazendo exatamente o mesmo que fez no processo judicial contra a Apple, contudo sabemos que tal alegação não faz o menor sentido, visto que o Android permite a instação de qualquer jogo ou aplicativo dentro ou fora da Play Store.

Google não é Apple!

Aqui está uma declaração da ação da Epic contra a Apple em 4 de setembro. "A Apple controla toda a distribuição de aplicativos no iOS. Todo o processamento de pagamento no aplicativo para conteúdo digital no iOS. Ela mantém ilegalmente esses dois monopólios ao proibir explicitamente qualquer entrada competitiva em qualquer um dos mercados."

A guerra da Epic contra a Apple não está indo bem. Provavelmente a empresa pensou que as coisas seriam diferentes. Mas cerca de dois meses depois de toda esta situação começou, Epic não está nem perto de voltar com Fortnite para App Store.

Agora está voltando seu foco para o Google, pelo menos por enquanto. E tudo parece muito oportuno, considerando a corrida menos do que bem-sucedida na luta contra a Apple.

Além das afirmações acima, ele também diz que o Google tomou uma "série de medidas" para desencorajar os usuários de baixar aplicativos fora da Play Store. De certa forma isso é verdade. O Google desencoraja os usuários a baixar aplicativos fora da Play Store. Por um motivo muito importante, a segurança!

Processo contra a Google faz sentido?

Durante anos, o Android teve problemas significativos com aplicativos instalados de fontes não seguras que transportam malware. E, durante anos, o Google tentou dissuadir os usuários de se envolverem nessa prática. A prática de obter APKs de aplicativos de fontes externas porque é menos seguro.

As reivindicações continuam acusando o Google de tomar a decisão de derrubar o Fortnite por outras razões além do fato de que a Epic Games simplesmente quebrou as regras. Violar a política da Play Store do Google.

De acordo com a Epic Games, o Google simplesmente retirou o Fortnite porque a Epic lançou o faturamento que competia com o Google. Não está claro se essas reivindicações irão ou não favorecer a Epic. A conferência de gerenciamento de caso deve acontecer na próxima semana.

Enquanto isso, o Google está tentando impedir que as coisas avancem antes desse ponto. Ecoando o mesmo sentimento da Apple quando afirmou que a Epic Games causou esses problemas para si mesma.