Recentemente o controle do serviço de streaming de jogos da Google, o Stadia Controller, ganhou suporte para dispositivos de áudio com USB-C. Agora, ao utilizar a plataforma Stadia através do Chromecast ou de um navegador no PC (Chrome ou Firefox por exemplo), será possível utilizar fones de ouvido ou headsets que tenham USB-C. Isso abre possibilidade para dois tipos de melhoria: uma amplificação do som melhor que a do controle utilizado (há um DAC/amp interno nos fones USB) e a possibilidade de conectar um fone com microfone sem o uso de adaptadores para transformar uma saída em duas (para o microfone e para o fone).

Promessa do suporte a fones de ouvido com USB-C já tem quase 1 ano

Lançado no dia 19 de novembro de 2019, o Stadia levou quase 1 ano para adicionar a funcionalidade de suporte a fones de ouvido USB-C que já havia inclusive prometido. Anteriormente, só era possível utilizar a porta USB-C do controle para carregar ou para conectá-lo a um smartphone ou PC. Basicamente, o Google vendeu um controle sem fio que na verdade não era sem fio na grande maioria dos casos, com a exceção de quando o usuário o utilizava no Chromecast Ultra.

Stadia Controller wireless desenvolvido pelo Google. Fonte: The Verge
Stadia Controller wireless desenvolvido pelo Google. Fonte: The Verge

Google e as promessas não cumpridas para o Stadia

Outra promessa que o Google chegou a fazer para o Stadia é adicionar suporte a áudio Bluetooth para o controle, entretanto não disse quando a funcionalidade iria chegar. Ao menos uma coisa a empresa deixou claro: o novo Chromecast não irá receber suporte ao Stadia até o primeiro semestre de 2021.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!