A Steam é a principal loja virtual e plataforma de games no PC. A plataforma fornece com transparência o número de jogadores conectados a cada minuto e em cada game. Baseado nessas estatísticas de 01 de agosto de 2020 até 31 de agosto, montamos um ranking dos jogos mais jogados na steam no mês.

Os dados são baseados em horas jogadas e no número pico de jogadores logados simultaneamente em todo o mundo. Não é levado em consideração o número de cópias vendidas e só podemos considerar jogos online para conseguir coletar tais estatísticas de tempo jogado, uma vez que é impossível monitorar games não logados na Steam.

Veja também:

Ranking de jogos mais jogados na Steam no mês de agosto:

Counter-Strike: Global Offensive

Total de horas jogadas entre 01 e 31 de agosto:4 61,465,086

Número pico de players logados simultâneamente: 925,348

Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) é um videogame multiplayer de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Valve and Hidden Path Entertainment. É o quarto jogo da série Counter-Strike e foi lançado para Windows, OS X, Xbox 360 e PlayStation 3 em agosto de 2012, enquanto a versão Linux foi lançada em 2014.

Se trata de um dos principais jogos competitivos dos últimos tempos, junto a League of Legends, e possui alta popularidade até hoje. Não é de se estranhar que por mais um mês seguido ele seja o game mais jogado na Steam.

Dota 2

Vídeo incorporado do YouTube

Total de horas jogadas entre 01 e 31 de agosto: 308,703,353

Número pico de players logados simultâneamente: 666,138

Dota 2 é uma arena de batalha multiplayer online (MOBA) desenvolvido e publicado pela Valve. O jogo é uma sequência de Defense of the Ancients (DotA), que foi um mod criado pela comunidade para Warcraft III: Reign of Chaos da Blizzard Entertainment e seu pacote de expansão, The Frozen Throne.

O Dota 2 é jogado em partidas entre duas equipes de cinco jogadores, com cada equipe ocupando e defendendo sua própria base separada no mapa. Cada um dos dez jogadores controla independentemente um personagem poderoso, conhecido como um "herói", que possui habilidades únicas e diferentes estilos de jogo. Durante uma partida, os jogadores coletam pontos de experiência e itens para seus heróis derrotar com sucesso os heróis do time adversário no combate jogador contra jogador. Uma equipe vence por ser a primeira a destruir o "Ancião" da outra equipe, uma grande estrutura localizada em sua base.

Apenas League of Legends consegue desbancar Dota 2 como o MOBA mais jogado, porém LoL não está na Steam e portanto fica de fora dessa lista deixando o segundo lugar como o jogo mais jogado na Steam em agosto para Dota 2.

Fall Guys: Ultimate Knockout

Vídeo incorporado do YouTube

Total de horas jogadas entre 01 e 31 de agosto: 71,810,114

Número pico de players logados simultâneamente: 172,026

Fall Guys: Ultimate Knockout é um jogo de batalha royale de plataforma desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital. Foi anunciado na E3 em junho de 2019 e lançado em 4 de agosto de 2020 para Microsoft Windows e PlayStation 4. O jogo se inspira em programas de jogos como Takeshi's Castle, It's a Knockout e Total Wipeout, e jogos de playground para crianças, como tag e bulldog britânico.

Fall Guys recebeu críticas positivas, que elogiaram sua jogabilidade caótica, design de personagem e aparência visual e atribuíram parte de seu sucesso ao seu lançamento durante a pandemia COVID-19. Esse game foi o mais jogado em agosto na PSN e o terceiro mais jogado na Steam, e é bom levar em consideração que essas estatísticas só levam em conta de 6 de agosto adiante para Fall Guys que teve seu lançamento no começo do mês e nem fechou 30 dias ainda.

Team Fortress 2

Vídeo incorporado do YouTube

Total de horas jogadas entre 01 e 31 de agosto: 48,202,143

Número pico de players logados simultâneamente: 96,577

Team Fortress 2 é um videogame multiplayer de tiro em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Valve. É a sequência do mod Team Fortress de 1996 para Quake e seu remake de 1999, Team Fortress Classic. Foi lançado em outubro de 2007 como parte do pacote de videogame The Orange Box para Microsoft Windows e Xbox 360. Uma versão do PlayStation 3 veio em dezembro de 2007, quando The Orange Box foi portado para o sistema. Posteriormente em desenvolvimento, o jogo foi lançado como um título autônomo para Windows em abril de 2008 e foi atualizado para suportar Mac OS X em junho de 2010 e Linux em fevereiro de 2013. É distribuído online através do varejista digital da Valve Steam, com a Electronic Arts lidando com todos portas físicas e de console do jogo. Por isso mesmo conquista o quarto lugar como jogo mais jogado na Steam no mês de agosto.

Warframe

Vídeo incorporado do YouTube

Total de horas jogadas entre 01 e 31 de agosto: 42,778,467

Número pico de players logados simultâneamente: 122,123

Warframe é um jogo de ação e multiplayer de tiro em terceira pessoa gratuito desenvolvido e publicado pela Digital Extremes. Lançado para computadores pessoais com Windows em março de 2013, foi portado para o PlayStation 4 em novembro de 2013, o Xbox One em setembro de 2014 e o Nintendo Switch em novembro de 2018. O jogo está planejado para ser portado para o PlayStation 5 e Xbox Series X após os lançamentos desses consoles. Com uma constante popularidade ao longo dos anos, Warframe é o quinto jogo mais jogado na Steam no mês de agosto.