Você está procurando um bom jogo multiplayer online e tão simples que qualquer um possa jogar? Fall Guys: Ultimate Knockout é esse jogo. O jogo se tornou um grande sucesso mundial e atingiu a marca de 1,5 milhões de jogadores em apenas 24 horas. Imagine a loucura de Mario Party combinada com os controles simples e macios de Gang Beasts, depois remixados para proporcionar o tipo de diversão simples e saudável com amigos.

Isso já significa que Fall Guys não deve ser um jogo solo. Cada partida que você jogará na versão de lançamento do jogo será uma batalha contra até 59 estranhos online, e os mesmos elementos de design que tornam este jogo divertido com amigos podem te deixar frustrado e furioso quando é só você contra o mundo.

Fall Guys é um jogo imperdível com os amigos online, mas é uma batalha mais cansativa quando se joga sozinho e é um jogo party que atualmente carece de qualquer forma de funcionalidade multiplayer local.

A diversão e competição mais boba e todos seus modos

Cada sessão do Fall Guys ocorre em cinco rodadas de disputas de eliminação, reduzindo a briga de 60 competidores a um único vencedor. Em cada rodada, você controla um lento "caçador" em forma de feijão, provavelmente nomeado em cima de seus problemas de equilíbrio. Você correrá e saltará através de pistas de obstáculos, entre pêndulos e plataformas oscilantes e em arenas semelhantes a de futebol, e qualquer coisa menos do que uma aterrissagem suave fará com que seu personagem colorido e estridente tombe, se levante e tente novamente.

Os minijogos selecionados aleatoriamente se dividem em algumas categorias. Nas corridas, você corre como parte de um pacote de dezenas de criaturas para chegar à linha de chegada, e cada um dos tipos de corrida tem um obstáculo notável diferente. Um deles tem uma série de paredes, e a multidão precisa descobrir quais delas se abrem e quais são firmes demais para passar. Outro tem um conjunto de ladrilhos falsos que se quebram ao menor toque, então você e outros competidores devem descobrir o caminho real sólido até a linha de chegada (embora você geralmente possa começar de novo se cair sob uma telha falsa). Percursos de obstáculos padrão vêm com seus próprios objetos malucos (martelos giratórios, hélices enormes) que podem tirar seu personagem da corrida - ou, com um tempo preciso, avançar para o sucesso.

As disputas de "cauda" giram em torno de ver quem tem uma cauda brilhante em seu traseiro ao final do cronômetro de uma partida, e se você não tiver uma, você pode usar o botão "agarrar" para tirar uma de outra pessoa. Algumas disputas giram em torno de bolas de futebol enormes e muitas vezes dividem os jogadores restantes em times para jogar uma partida de futebol direta - empurrando bolas enormes com seus corpos minúsculos para os gols opostos - ou para empurrar e controlar uma série de bolas em sua própria zona colorida antes que o tempo acabe.

A diversão de cada um deles é sobre a física de colisão pegajosa do jogo jogando bem com o que parece ser um código de rede sólido dentro do jogo. Às vezes, cerca de 20 jogadores tentarão esmagar ou pular pela mesma passagem estreita, e embora a briga resultante possa variar de hilária a frustrante, você não pode culpar nada além da confusão dos outros jogadores. Sem essa execução, você pode descartar Fall Guys como um ganho de batalha real, mas em vez disso, isso tem uma sensação realmente deliciosa e boba - sem dúvida mais parecida com os modos online versus de Super Mario Maker 2.

PS4 vs. PC

É uma oferta da PlayStation Plus para o mês de agosto e, nessa plataforma, requer o PS Plus para funcionar (já que é apenas online). Portanto, se você e seus amigos usam esse console e têm algum interesse, seu grupo deve sacar quaisquer testes PS Plus ou vouchers restantes para resgatar o jogo antes do final do mês.

O lado do PC é uma proposta um pouco mais complicada, dado que há um custo mínimo de entrada de R$ 37,99 na Steam. Fall Guys sufoca sua interface com lembretes de que você pode pagar dinheiro de verdade para mudar os cosméticos "completamente opcionais" do seu personagem blobby e, no caso deste jogo, a combinação de designs de roupas impressionantes e enormes multidões de outros jogadores significa que você sempre vai se comparar com alguns dos 60 players com roupas e visuais super legais.

A boa notícia é que você não pode pagar por todas as roupas que podem ser adquiridas. O passe de temporada oferece uma gama sólida de opções de roupas bobas, junto com moedas no jogo o suficiente para comprar roupas personalizadas de uma seleção rotativa de roupas, calças, cores e padrões semelhantes a tatuagens de uma loja. É importante ressaltar que em todas as plataformas, certos cosméticos só podem ser comprados ficando em primeiro lugar em qualquer rodada de competição, o que dá aos jogadores vencedores uma única "coroa" de moeda. (No momento, peças de roupas raras custam até cinco coroas cada.)

Como tal, no PC, você está essencialmente pré-comprando o conteúdo do passe de temporada de um jogo F2P para sempre, em vez de pular de graça e depois decidir se quer comprar essas coisas. O jogo em questão tem que ser bom o suficiente para que eu recomende tal opção, especialmente quando estimula os jogadores a abrirem suas carteiras e entrarem no frenesi de compra de roupas. Quando jogado com um grupo de amigos, Fall Guys ultrapassa esse limite.

É perigoso cair sozinho

Quando você faz grupo com até três outros amigos, você formará pares na mesma sessão de 60 jogadores, e todos em sua party serão marcados por um pequeno ícone. Isso significa que você pode deixá-los sozinhos ou infligir um trote amigável. Uma vez que alguém no grupo é eliminado de uma rodada, eles podem ficar por perto e assistir, ou podem sair e jogar uma sessão separada por si mesmos. Recomendo vivamente que os amigos fiquem juntos sempre que possível, mesmo que isso signifique que todo o seu grupo desista porque alguém perdeu no primeiro turno. Eu recomendo isso porque as longas rodadas do jogo incluem amplas oportunidades para brincadeiras estimulantes e gritos sagrados de alegria ou frustração.

Um exemplo de corrida com obstáculos dentro do game
Um exemplo de corrida com obstáculos dentro do game

Não me diverti tanto com amigos em um jogo online em todo o ano de 2020, desde que todos estivessem conectados com microfones (geralmente por meio de um aplicativo de terceiros como o Discord). Fall Guys é ainda mais divertido quando todo o grupo fica por perto enquanto um único membro do grupo sobrevive até a rodada final e todos os outros assistem e torcem por eles. Os espectadores podem trocar os ângulos da câmera para seguir outros competidores e oferecer comentários jogada a jogada do caos que se seguiu enquanto seis a 10 pessoas disputam a lucrativa coroa de final de jogo.

Jogar Solo é mais ou menos

O mesmo simplesmente não pode ser dito para o jogo solo. Muitos dos minijogos de Fall Guys giram em torno de loucuras de último segundo, onde os dois ou três minutos anteriores de uma rodada são completamente sem sentido graças a uma confluência de fatores aleatória e perfeitamente sincronizada. Uma rodada inteira de "boas" jogadas pode ir para o lado graças a alguém se esgueirando e roubando um rabo ou bloqueando seu caminho para empurrar uma bola em uma meta. Momentos como esses são toleráveis ​​e até deliciosos quando compartilhados entre amigos. Jogar sozinho - quando é só você, uma massa de oponentes silenciosos e um motor de física maluco - não abre tanto espaço para reações saudáveis ​​e divertidas.

Portanto, eu só jogo Fall Guys: Ultimate Knockout quando pelo menos um amigo está disponível - e desde o lançamento do jogo no varejo, tenho a sorte de ter amigos me mandando mensagens regularmente, perguntando se posso largar tudo que eu estou fazendo e jogar algumas rodadas.

Veredicto: Um jogo obrigatório se você já for assinante do PlayStation Plus. Uma recomendação calorosa de um jogo em grupo de amigos, se você puder convencer seus amigos online a participarem. Uma venda difícil para solitários ou jogadores cooperativos.