Recentemente foi aprovada uma patente do controle desenvolvido para o PS5, o DualSense, onde diz que seria possível identificar especificamente um usuário do console simplesmente pela forma como ele segura o dispositivo. De acordo com o site VGC, a patente diz que seria utilizado os sensores do Dualsense (giroscópio, acelerômetro e outros) para conseguir dados de rastreamento de posição, orientação e características do jogador que está segurando o controle (velocidade máxima, velocidade mínima, velocidade média), durante um certo tempo (60 segundos por exemplo).

A funcionalidade descrita pela patente aprovada do DualSense tem como objetivo identificar e solicitar de forma automática o possível perfil do usuário. Conforme foi descrito acima, o controle do Playstation 5 utilizaria seus sensores para encontrar um padrão na forma como cada pessoa utiliza o DualSense para em seguida determinar quem está utilizando o console.

Controle do PS5, DualSense, ganha patente que sugere detecção automatica de usuários.
Controle do PS5, DualSense, ganha patente que sugere detecção automatica de usuários.

É importante salientar que esta nova patente não está limitada somente ao DualSense e sim a maioria dos dispositivos que podem ser utilizados em conjunto com o PS5 como, por exemplo, o Move Motion e o headset PSVR. Porém, há de se dizer que como sempre são solicitadas diversas patentes pelas empresas, não podemos ter certeza de que a tecnologia realmente chegue para os jogadores do Playstation 5.

Será interessante ver como será o resultado final no quesito de interação do videogame com o jogador e o quanto isso ajudará o jogador durante a experiência nos jogos. O que você achou da nova patente publicada? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!