Há algumas semanas foi descoberto nas linhas de código do Xbox System que o console receberia o suporte ao HDR. Agora, de acordo com a Forbes, o recurso já está sendo testado pelos usuários do programa Xbox Alpha Skip Ahead (jogadores convidados que enviam um feedback crítico sobre uma futura versão do sistema operacional do Xbox One).

O novo sistema de HDR desenvolvido para o Xbox permite calibrar a forma que será enviado o sinal HDR para a TV, ao invés de fazê-lo a cada jogo. Agora é possível (na versão beta do sistema operacional) configurar o HDR nos menus do Xbox One. No menu de configuração o usuário poderá ajustar a luminância máxima transmitida pelo videogame para combinar melhor com os recursos de brilho da TV, além exibir uma tela final com uma imagem de pôr do sol para visualizar melhor o resultado antes e o depois da calibragem

Até o momento, segundo as pessoas que experimentaram a novidade, a imagem parece possuir tons mais claros e mais sombreados com o HDR ativado. Além de conseguir eliminar grande parte dos problemas que ocorrem pela falta de ajustes do HDR, a nova ferramenta de calibragem parece ser o primeiro projeto da Microsoft associado ao HGiG (HDR Gaming Interest Group). O HGiG surgiu no ano de 2018 com diversas recomendações de "boas práticas" para otimizar a experiência de jogo com o HDR.

Em 2019 o Playstation 4 ganhou suporte ao HDR com a possibilidade de ajustes e faz parte da lista de membros do HGiG também.

Ainda não se sabe quando o suporte ao HDR com calibração irá chegar para todos os usuários do Xbox One, mas o fato de que os testes já iniciaram no Xbox Alpha Skip Ahead já é um bom começo e indicativo de que em breve o recurso será disponibilizado de forma geral.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!