O Nintendo Wii foi um console bem revolucionário e hoje em dia não é fácil encontrar um completamente funcional. Por isso, vamos ensinar como emular esse console em seu computador, porém sem as funcionalidades de controles por movimentos tão característico do Wii, é claro. Mesmo assim, a Nintendo lançou vários títulos exclusivos do console e quem é realmente fã pode procurar jogar esses games. Bom, agora trazemos uma opção para jogar aquele Super Mario Galaxy que você tanto sente falta.

Bom, o primeiro passo é saber se seu computador possui o que precisa para rodar o emulador. O melhor e mais recomendado emulador para Nintendo Wii é o Dolphin Emulator. É uma ótima maneira de jogar quando você não tem o Wii, faz com que os jogos pareçam ainda melhores do que no console original, permitindo uma resolução de até 1440p.

O Dolphin funciona melhor em um processador dual core de 3 GHz ou superior e com uma placa gráfica que suporta a versão mais recente do DirectX ou OpenGL. São recomendadas placas gráficas fabricadas pela ATI ou NVIDIA. Placas gráficas integradas (como a série Intel HD) não são recomendadas. Se você possui uma CPU poderosa, mas uma placa gráfica integrada, ainda poderá atingir velocidades decentes ajustando as configurações .

Baixe o emulador Dolphin. Pode ser encontrado em: https://dolphin-emu.org/download/

Baixe o Dolphin para seu sistema operacional
Baixe o Dolphin para seu sistema operacional

Abra o Dolphin Emulator. Vá para Config-> Paths e adicione o diretório em que seu ISO está localizado. Clique em atualizar e seu ISO deve aparecer. Alternativamente, simplesmente clique em "abrir" no canto superior esquerdo e selecione seu jogo. Agora você está quase pronto para jogar o jogo que copiou. Tudo o que resta é configurar o Wii Remote.

Ao abrir o programa, você irá se deparar com essa tela.
Ao abrir o programa, você irá se deparar com essa tela.

Clique em Controles na barra superior da tela. A partir daqui, você pode configurar seu Wii Remote. Se quiser controlar os jogos do Wii com o teclado, escolha Emulated Wii Remote e clique em configurar para escolher quais teclas correspondem aos botões do Wii Remote. Se você deseja usar o Wii Remote para controlar o Dolphin, escolha Real Wiimote. Em seguida, conecte seu Wii Remote ao seu computador usando Bluetooth. Depois de conectado, escolha Emparelhar. Depois de emparelhado, clique em Atualizar. O LED do seu Comando Wii deve mostrar o jogador que você é.

Configure seu Wii Remote no teclado ou pareie seu Wii remote real
Configure seu Wii Remote no teclado ou pareie seu Wii remote real

Você também pode configurar um controle de Gamecube:

Utilize seu teclado para configurar um controle de Gamecube Virtual
Utilize seu teclado para configurar um controle de Gamecube Virtual

Inicie o jogo clicando duas vezes nele. Agora você pode jogar! Experimente. Se o seu computador não for tão bom, tente ajustar as configurações para desativar alguns dos recursos mais intensos da CPU ou GPU. Lembre-se também que nem todos os jogos devem funcionar perfeitamente, dependendo das exigências de movimento nos controles. Por exemplo, Wii Sports não deve funcionar bem no emulador. Também lembre-se de que por mais que você possa utilizar um Wii Remote real, você terá apenas os controles nos botões e analógico, não o ponteiro.