Para esta próxima geração de consoles, a Microsoft possui uma estratégia diferente da Sony quanto aos jogos exclusivos. A desenvolvedora do Windows não pretende lançar exclusivos para o eu console desde a estreia do Xbox Series X. Ao invés disso, a empresa pretende adotar uma estratégia para obter um ecossistema mais amplo, onde os jogadores poderão, ao comprar um novo jogo, escolher onde quer jogar.

Mesmo com a chegada do xCloud, Phil Spencer disse que os jogos primários, os desenvolvidos pelo Xbox Game Studios, não serão exclusivos do Xbox Series X. Phil diz:

"Você não será forçado a entrar na próxima geração. Queremos que todos os jogadores do Xbox possam jogar todos os novos jogos do Xbox Game Studios. É por isso que os títulos do Xbox Game Studios que lançaremos nos próximos anos - como o Halo Infinite - são - serão jogáveis no Xbox Series X e Xbox One. Não estamos forçando você a atualizar para o Xbox Series X para jogar exclusivos do Xbox no lançamento."

A Microsoft pretende disponibilizar os jogos para todos os consoles e para PC, porém evidentemente o desempenho será melhor no hardware que for mais poderoso. No início do ano, o diretor do Xbox Game Studios, Matt Booty, disse:

"Com nosso conteúdo sendo lançado no próximo ano ou dois, todos os nossos jogos, como o PC, serão compatíveis com os dispositivos desta série. "Queremos garantir que, se alguém investir em um Xbox entre agora e o Xbox Series X, eles sentirão que você fez um bom investimento e estaremos comprometidos com o conteúdo deles."

Entretanto, mesmo que a Microsoft não tenha planos para lançar títulos exclusivos, há desenvolvedores que farão isso. Tanto Scorn quanto The Medium irão ignorar as gerações anteriores do Xbox e irão disponibilizar seus games exclusivamente para o Xbox Series X e para PC.

Para Phil, é errado forçar as pessoas a comprarem um novo hardware devido a algum título em específico. O diretor do Xbox se mostrou entusiasmado com a ideia em uma entrevista anterior segundo o site ithome, embora nem todos os desenvolvedores de games concordem com ela.

O que achou do posicionamento da Microsoft frente aos lançamentos de jogos para o seu novo console? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!