Recentemente, foi vazada a informação de que a Microsoft estaria dizendo para os desenvolvedores (aqueles que não fazem parte do Xbox Game Studios) que as atualizações dos jogos para a geração dos consoles atuais deverá ser gratuita para os usuários que estiverem migrando para o Xbox Series X. A informação veio através do site VGC (videogameschronicle), onde é dito que a revelação veio de "fontes de publicação com conhecimento das políticas de próxima geração da Microsoft".

As fontes da informação dada acima, dizem que a Microsoft está incentivando para que "empresas que trabalham em jogos entre gerações" ofereçam as atualizações sem custo adicional. Esta é a mesma ideia do programa "Smart Delivery" do Xbox, onde os usuários podem adquirir um jogo e acessá-lo através de todas as plataformas do Xbox.

Até o momento, jogos como Assassin's Creed Valhalla e Cyberpunk 2077 já informaram que não irá cobrar nada dos jogadores que comprarem os games da geração atual e migrarem para o PS5 e para o Xbox Series X. A Microsoft tentará, a medida do possível, impedir que outros desenvolvedores e publicadoras cobrem o preço total pela versão de seus títulos feita para a próxima geração.

A Eletronic Arts está oferecendo para FIFA 21 e Madden NFL a migração tanto do jogo quanto de alguns dados salvos para que os jogadores tenham menos percas ao migrarem de plataforma.

Mesmo com o incentivo a não cobrança pelos jogos por parte da Microsoft, não é obrigatório para os desenvolvedores a adoção dessa política, portanto não espere que todos farão isso, embora espere-se que realmente a fação.

O que achou da atitude tomada pela Microsoft? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!