Recentemente Diablo 4 recebeu novidades sobre o que iremos ter no próximo game de demônios da Blizzard. O jogo continua progredindo e há pouco passou por alguns testes iniciais, mesmo com dificuldades em meio a pandemia do Coronavírus. Os detalhes fornecidos são com relação ao multiplayer e algumas mudanças com relação a maneira como é contada a história.

E, Diablo 3 temos "painéis da interface do usuário com o nome e retrato do personagem" para conversar com os NPCs no cenário, porém, em Diablo 4 o jogador irá ter uma abordagem mais complexa, com conversas geradas automaticamente e "coreografadas manualmente".

A Blizzard fala que:

"Para interações simples com os NPCs, aproximamos a câmera dos personagens (mantendo uma sensação isométrica geral) e usamos uma biblioteca de animações para fornecer a essência geral das conversas. Para conversas mais complexas, adotamos uma abordagem semelhante à câmera, mas aqui os movimentos e animações do personagem são feitos de maneira mais deliberada. Isso nos permite entregar momentos da história complexos, mantendo você no mundo o máximo possível."

Nos principais momentos da história de Diablo 4, a Blizzard diz que colocou "cenas em tempo real", onde o jogo assume o controle da câmera do jogador para mostrar uma apresentação mais cinematográfica. Desta forma, o usuário terá uma experiência mais personalizada, pois seu personagem irá aparecer com as armaduras e armas que foram equipados ao longo do jogo pelo próprio jogador.

Com relação ao multiplayer, o estúdio disse que pretende incluir elementos de mundos compartilhados sem entrar no estilo MMO. A ideia é que se você passar a ver muitos jogadores se deslocando com frequência, o mundo começa a parecer menos perigoso. A Blizzard diz:

"Masmorras e momentos importantes da história são sempre particulares - apenas o jogador e seu grupo. Quando os momentos da história são concluídos e as cidades se transformam em centros sociais, você encontra algumas pessoas na cidade. Enquanto estiver na estrada, às vezes você encontra um jogador aqui e ali. E finalmente, se você fosse a um local onde um evento mundial estava acontecendo, você veria uma congregação maior de jogadores tentando se defender de um ataque de uma horda de canibais ou tentando derrubar Ashava, o chefe demoníaco do mundo que mostramos na BlizzCon."

Foi enfatizado pela empresa também sobre a questão da utilidade da coordenação, principalmente durante os eventos mundiais, mas sem a obrigatoriedade de participar da "festa", sendo possível entrar, ajudar, ter uma recompensa e seguir o caminho. A Blizzard disse:

"Acreditamos que essa abordagem perfeita para o multiplayer está funcionando bem e esperamos compartilhar mais sobre essa abordagem com você. Nos nossos testes até agora, o mundo parece vivo e dinâmico sem comprometer a sensação do Diablo. E para jogadores que querem se divertir contra os lacaios do inferno, temos novas ferramentas disponíveis para encontrar um grupo, seja por atividade ou proximidade no mundo do jogo."

O anúncio de Diablo 4 foi realizado no ano passado durante a BlizzCon, evento da Blizzard, que não ocorrerá neste ano. O game ainda não possui previsão para lançamento, porém o diretor do jogo, Luis Barriga disse que não sairia em breve.