Na semana passada, a Sony revelou oficialmente a aparência do Playstation 5. Entretanto, a empresa não parou por aí e anunciou também diversos acessórios para o seu console da próxima geração. Embora os detalhes ainda não sejam muitos sobre os dispositivos desenvolvidos para serem utilizados em conjunto com o novo videogame da japonesa, foram dados alguns detalhes sobre a função de cada um deles. Confira abaixo!

A nova webcam HD desenvolvida para o Playstation 5 possui duas lentes capazes de transmitir em Full HD (1080p). Ela irá servir para que os jogadores transmitam as suas imagens enquanto jogam, tornando mais fácil para streamers amadores realizarem lives stream (transmissões ao vivo) no PS5. O PS4 chegou a ter acessório semelhante para o mesmo propósito e evidentemente a Sony não quis deixá-lo sem atualizações de hardware e design.

HD câmera desenvolvida para o Playstation 5.  Fonte: Playstation
HD câmera desenvolvida para o Playstation 5. Fonte: Playstation

O headset wireless Pulse 3D irá substituir o Playstation Gold. Ele oferecerá suporte ao áudio 3D, oferecido como novidade no PS5, e dois microfones para a tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling).

Embora o headphone com microfone embutido da Sony pareça ser interessante, fones de ouvido deste tipo não costumam ter uma boa qualidade tanto no áudio dos jogos quanto do microfone, além de geralmente não gostar barato. O mais indicado é utilizar a saída para fones de ouvido do controle DualSense do PS5 e utilizar o microfone embutido nele. Desta forma você gastará menos e terá uma qualidade maior.

Para entender melhor sobre fones de ouvido sem fio, acesse este artigo.

Ainda não se sabe se haverá alguma maneira de utilizar microfones com fio em conjunto com headphones caso o usuário queira utilizar uma solução com mais qualidade ainda do que a citada acima.

Headset Pulse 3D desenvolvido para o Playstation 5. Fonte: Playstation
Headset Pulse 3D desenvolvido para o Playstation 5. Fonte: Playstation

O controle remoto de mídia foi uma adição interessante para aqueles que não tem uma TV da Sony, que é capaz de se comunicar com o console da marca. Ele possui um microfone embutido para receber comandos de voz além de quatro botões não marcados não marcados na parte inferior, onde será possível, provavelmente, customizá-los com alguma função personalizada ao gosto do usuário.

Controle remoto de mídia desenvolvido para o Playstation 5. Fonte: Playstation
Controle remoto de mídia desenvolvido para o Playstation 5. Fonte: Playstation

Por último, tivemos também uma estação de carregamento desenvolvida pela Sony. Ela será capaz de carregar até dois controles DualSense ao mesmo tempo. Ao que parece, por incrível que pareça, o dispositivo parece não utilizar uma porta USB-C que fica na parte superior do controle e sim a conexão localizada embaixo, ao lado do conector para fones de ouvido de 3,5mm.

O dispositivo de carregamento desenvolvido para recarregar as baterias dos controles do PS5 possui as mesmas cores do console. Embora a estação de carga seja interessante, é comum diversas empresas terceiras desenvolverem suas próprias para vender para os usuários dos consoles da Sony. Ou seja, é interessante aguardar um pouco o lançamento destas opções, pois geralmente elas permitem que até 4 controles sejam carregados ao mesmo tempo.

Estação de carregamento de controles desenvolvida para o Playstation 5. Fonte: Playstation
Estação de carregamento de controles desenvolvida para o Playstation 5. Fonte: Playstation

Infelizmente ainda não foi anunciado valores de nenhum dos acessórios (nem para o próprio videogame). É provável que se encontre o conjunto (console e acessórios) a venda no lançamento do Playstation 5. Fique atento para mais detalhes sobre os gadgets e seus valores para venda a parte.