De fato os números exibidos pela Epic Games para o Fortnite são incríveis, principalmente quando associamos os mesmos a um outro indicador.

Em março de 2019, cerca de 250 milhões de usuários jogavam o título. Isso nos faz também pontuar que de março de 2019 para março de 2020, mais de 100 milhões de jogadores se registraram para jogar.

A Epic Games ainda trouxe outras informações de peso, a empresa registrou um total de 3,2 bilhões de horas de jogo apenas em abril de 2020.

O Fortnite também alcançou seu novo recorde de participação no mês passado no show Astronomical de Travis Scott.

Durante esse show virtual, a Epic Games registrou a presença de 12,3 milhões de jogadores conectados simultaneamente. Durante sua duração total, o evento atraiu 27,7 milhões de jogadores únicos.

Vale ressaltar que, recentemente, a Epic Games, a editora de Fortnite, finalmente disponibilizou seu famoso jogo na Google Play Store. Em 2018, o estúdio decidiu evitar a loja oficial de jogos e aplicativos Android e manter a comissão de 30% imposta pelo Google nas compras no aplicativo dentro do próprio bolso.

Por 18 meses, para instalar o Fortnite no Android, os jogadores tiveram que baixar o jogo fora da Play Store. Ao contrário do iOS, o sistema operacional do Google é bastante flexível nesse ponto, permitindo que a empresa seguisse disponibilizando seu jogo para Android e monetizando o mesmo sem a interferência do Google.

Tudo indica que a Epic Games foi forçada a tomar a decisão de oferecer o Fortnite para download dentro da loja de aplicativos do Google.

Em uma declaração recentemente divulgada, a editora lamenta as medidas técnicas e comerciais da Google, como a postagem repetida de mensagens de segurança para aplicativos baixados e atualizados fora da Play Store.

Sabemos que a Apple é muito mais rigorosa que a Google quando o assunto é a instalação de jogos e aplicativos em seus dispositivos. Sabemos que não é possível instalar aplicativos e jogos fora da loja oficial da Apple, enquanto que para usuários de Android isso está disponível a dois cliques de distância.

Mas a Google vem apertando o cerco em relação aos famosos APKs e parece que com o Android 11 seu controle será ainda maior. Particularmente apoio os desenvolvedores e não curto distribuir aplicativos fora da loja como vejo acontecer a todo momento, principalmente quando sei que tais aplicativos são pagos e transitam em smartphones Android por aí, dando acesso gratuito a um determinado jogo ou aplicativo.

Com isso temos muito mais problemas com nossos dispositivos, seja uma simples lentidão, até a perda de nosso pacote de dados e vazamento de informações. Minha torcida é para que a Google, consiga definitivamente acabar com a disseminação de aplicativos modificados que vem de fora de sua loja oficial. Os desenvolvedores agradecem!