Recentemente a Riot Games, responsável pelo desenvolvimento do jogo VALORANT, declarou sua visão inicial para o projeto do game para o meio dos eSports. O título consiste em uma partida disputada por duas equipes de 5 pessoas em cada uma delas. No momento VALORANT está sendo testado através de uma versão beta fechada nos EUA, Canadá e Europa.

Inicialmente, o plano inicial dos desenvolvedores para VALORANT foi seguir os seguintes pilares ao longo da criação do game: integridade competitiva, acessibilidade e autenticidade. Desta maneira, a equipe responsável pelo título espera garantir que os potenciais jogadores profissionais consigam chegar mais perto de entrar para o meio competitivo de fato, chegando, por exemplo, a participar de grandes torneios. Para apoiar a ideia, a Rio Games lançou diretrizes de competição para a comunidade VALORANT, na tentativa de facilitar o processo de criação de torneios os organizadores dos eventos.

Quando a versão beta fechada de VALORANT foi lançada, a equipe responsável pelo desenvolvimento do game, liderada por Whalen Rozelle, diretor sênior de e-sports global da Riot, se reuniu com os 100 colaboradores do projeto para passar sua visão de e-sports e receber feedbacks. Whalen diz:

"Estamos impressionados com o interesse inicial e a empolgação em VALORANT. Temos grandes sonhos para o que esse jogo pode ser como um esporte, e estamos empolgados em embarcar nessa longa jornada de e-sports com nossos jogadores. Nosso foco principal desde o início será formar parcerias com jogadores, criadores de conteúdo, organizadores de torneios e desenvolvedores - desbloqueá-los para nos ajudar a construir o ecossistema VALORANT."

Streamers da Twitch distribuem chaves de acesso ao beta fechados para seus espectadores

No início da semana, a Riot Games informou que os streamers da Twitch, que possuem acesso ao beta fechado, poderão distribuir para seus espectadores chaves para entrar no beta de VALORANT. Com isto, houve milhões de espectadores que assistiram as transmissões do beta fechado na Twitch, onde alguns streamers deram a chance a alguns espectadores de participarem da fase de testes do jogo.

VALORANT bate recorde de horas assistidas no primeiro dia de estreia do beta fechado

No primeiro dia que o beta fechado de VALORANT estreou (7 de abril), o game quebrou o recorde da Twitch de horas assistidas em uma única categoria de jogo, com 34 milhões, além de um acesso simultâneo de 1,7 milhão.