Lembram que falei sobre a debandada de usuários do Whatsapp para outras plataformas de mensageiros e do risco que pode ser além de aceitar as novas polítivas de privacidade do Whatsapp e, ainda, usar o Whatsapp Pay?!

Pois bem, olhe com atenção para essa informação, os dados expostos incluem informações pessoais de mais de 533 milhões de usuários do Facebook de 106 países, incluindo mais de 32 milhões de registros de usuários nos Estados Unidos, 11 milhões de usuários no Reino Unido e 6 milhões de usuários na Índia. Inclui seus números de telefone, IDs do Facebook, nomes completos, locais, datas de nascimento, biografias e - em alguns casos - endereços de e-mail.

Facebook: Vazamentos e insegurança

Os dados dados vazados foram analisados e verificou-se que vários registros comparando os números de telefone dos usuários do Facebook conhecidos com os IDs listados no conjunto de dados. Foram também verificamos os registros testando endereços de e-mail do conjunto de dados no recurso de redefinição de senha do Facebook, que pode ser usado para revelar parcialmente o número de telefone de um usuário.

Um porta-voz do Facebook disse que tais dados foram captados devido a uma vulnerabilidade que a empresa corrigiu em 2019. Ainda há alguns anos, os dados vazados podem fornecer informações valiosas para os cibercriminosos que usam as informações pessoais das pessoas para se passar por elas ou enganá-las para entregar credenciais de login, de acordo com Alon Gal, CTO da empresa de inteligência de crimes cibernéticos Hudson Rock, que descobriu os dados vazados online no sábado.

"Um banco de dados desse tamanho contendo as informações privadas, como números de telefone de muitos usuários do Facebook, certamente levaria a malfeitores tirando vantagem dos dados para realizar ataques de engenharia social [ou] tentativas de hacking", disse Alon Gal.

Ele descobriu os dados vazados em janeiro, quando um usuário no mesmo fórum de hackers anunciou um bot automatizado que poderia fornecer números de telefone para centenas de milhões de usuários do Facebook desde que o interessado pagasse por isso. Agora, todo o conjunto de dados foi postado no fórum de hackers gratuitamente, tornando-o amplamente disponível para qualquer pessoa com habilidades rudimentares em dados.

Esta não é a primeira vez que um grande número de números de telefone de usuários do Facebook foram encontrados expostos online. A vulnerabilidade descoberta em 2019 permitiu que milhões de números de telefone de pessoas fossem roubados dos servidores do Facebook, violando seus termos de serviço. O Facebook disse que a vulnerabilidade foi corrigida em agosto de 2019, mas parece que os dados circulam livremente desde 2019 por aí.

O Facebook já havia prometido reprimir a coleta de dados em massa depois que Cambridge Analytica roubou os dados de 80 milhões de usuários em violação aos termos de serviço do Facebook para direcionar os eleitores com anúncios políticos nas eleições de 2016.

Alon Gal disse que, do ponto de vista da segurança, não há muito que o Facebook possa fazer para ajudar os usuários afetados pela violação, uma vez que seus dados já foram expostos, mas acrescentou que o Facebook pode notificar os usuários para que eles possam permanecer vigilantes quanto ao possível phishing e esquemas ou fraudes com os seus dados pessoais.

"Indivíduos que se inscrevem em uma empresa respeitável como o Facebook estão confiando seus dados e o Facebook [deve] tratar os dados com o máximo respeito", disse Gal. "Os usuários que têm suas informações pessoais vazadas é uma grande violação de confiança e devem ser tratados de acordo."