O Facebook está entrando na briga para dominar o bate-papo por vídeo.

Com o Messenger Rooms, os usuários do Facebook podem criar chamadas em grupo com até 50 pessoas nas quais qualquer pessoa pode participar. Em vez de convidar pessoas individualmente, os usuários do Facebook podem postar links em seus Feeds de Notícias ou em Grupos ou páginas de eventos.

E, diferentemente dos recursos existentes de bate-papo por vídeo do Messenger, os participantes não precisam ter o aplicativo Messenger nem mesmo uma conta no Facebook para ingressar nas salas de bate-papo.

Quando uma sala é criada, qualquer pessoa pode participar por meio do navegador, embora os hosts possam optar por "trancar" as salas para novos convidados, a fim de evitar presenças indesejadas.

O Facebook Messenger Rooms torna o bate-papo por vídeo muito mais parecido com o Zoom. E o novo recurso se torna automaticamente mais atraente que a concorrência simplesmente por ser gratuito e permitir que até quem não possui conta no Facebook possa participar das salas.

Também existem outros recursos semelhantes aos disposinibilizados pelo Zoom Mettings. As salas do Messenger terão "fundos imersivos em 360 graus que o transportam para lugares diferentes, de praia a apartamentos de luxo, juntamente com 14 novos filtros de câmera que oferecem até iluminação ambiente para iluminar seu espaço e rosto.

O Facebook também observa que não há limites de tempo para as sessões de bate-papo por vídeo, que podem ser agendadas com antecedência. O Messenger Rooms está começando a ser lançado hoje e estará disponível nos EUA nas próximas semanas e em demais localidades mês que vem.

A atualização ocorre depois que o Facebook percebeu um grande aumento nas chamadas em seus aplicativos de bate-papo, com mais de 700 milhões de pessoas fazendo chamadas no Messenger e WhatsApp todos os dias.

E no WhatsApp, o Facebook também está aumentando o número de pessoas que podem participar de uma chamada, dobrando de quatro para oito. Essa atualização será lançada na próxima semana.

O Facebook também anunciou que está integrando as videochamadas do Messenger no Facebook Dating, para que os usuários possam participar de "encontros virtuais" enquanto não podem planejar encontros ao vivo.

Provavelmente o novo recurso será bastante utilizado por usuários da rede social, mas dificilmente será utilizada para trabalho, principalmente pelo envolvimento do Facebook no passado com problemas relacionados a segurança e privacidade.