Hoje alguns usuários relataram novas funcionalidades na rede social do Facebook, mais especificamente no PC (desktop e notebook). As novidades listadas pela plataforma para computador é o modo escuro, maior rapidez para carregar, fontes maiores e layout mais simplificado, clean, para encontrar mais facilmente as coisas. Nosso redator, Augusto, foi um dos escolhidos para ter acesso a elas, então confira o que há de novo!

Novo design do Facebook

Mensagem convidando para experimentar o novo visual do Facebook
Mensagem convidando para experimentar o novo visual do Facebook

Após aceitar experimentar as novidades, o usuário terá de escolher entre a aparência clara ou escura. Evidentemente, escolheremos a escura, para que possa ser analisado como é navegar no Facebook com a tela escura.

Escolhendo a aparência da tela do site do Facebook
Escolhendo a aparência da tela do site do Facebook

Na tela principal, vemos que a interface ficou parecida com os botões arredondados da versão mobile do app na seção de perfil/configurações, onde foi alterada a cor também (para azul). Na coluna do lado esquerdo, que costumava ser muito poluída com diversas opções de seleção, agora apresenta um aspecto mais clean. No lado direito, na barra de conversas se tornou fixa (não há como desativar) e com mais espaço para visualizar a foto e o nome das pessoas adicionadas pelo usuário.

Tela principal do Facebook
Tela principal do Facebook

Embora a barra de seleção de usuários tenha ficado fixa, ao menos ela ficou mais organizada para buscar usuários que você queira iniciar ou continuar uma conversa.

Outro aspecto interessante é dentro dos grupos, onde toda a informação ficou mais centralizada, dando um aspecto de um ambiente mais limpo, menos poluído com informações. Porém, quando selecionamos para ver as informações sobre o grupo, a disposição dos blocos ficou estranha.

Novo layout dos grupos no Facebook
Novo layout dos grupos no Facebook

Agora também é possível escolher a fonte da letra em que você irá escrever as publicações. Para que não haja dúvida, não foram adicionadas novas reações nas postagens.

Escolhendo a fonte das letras na publicação do Facebook
Escolhendo a fonte das letras na publicação do Facebook

Já no perfil, vemos que a imagem da foto da pessoa foi para a parte central da capa. No restante, continuou com o mesmo layout de informações e botões.

Nova aparência do perfil do Facebook
Nova aparência do perfil do Facebook

Galeria de imagens do novo design

O que achou das novas mudanças que estão sendo implementadas aos poucos para os usuários do Facebook? Espera-se que estas também apareçam em breve para os apps do iOS e Android. Comente abaixo o que você achou e compartilhe conosco a sua opinião.