O Facebook têm políticas severas de anúncios, porém, ultimamente tenho visto alguns anúncios que me deixaram muito intrigado. Se passando por outras lojas, como visto na imagem acima, golpistas estão criando campanhas de ofertas que você jamais veria em uma rede de varejo tradicional.

Tudo isso para roubar seus dados e futuramente utilizá-los em golpes. Veja como funciona.

O anúncio falso

O anúncio falso
O anúncio falso

Veja quanta incoerência neste anúncio. A propaganda mostra a logo da Americanas, e o link mostra a loja NOVOMUNDO.COM.BR, seria capaz a loja Novo Mundo de anunciar com a logo da Americanas, ou vice-versa?

Bem, se isso não bastasse, ao clicar, somos direcionados para o link (fevereiro-com-tudoo.com). Na consulta pelos donos deste domínio, não encontramos os contatos. (foto abaixo)

Resultado das informações do domínio fevereiro-com-tudoo.com
Resultado das informações do domínio fevereiro-com-tudoo.com

Bastante suspeito e típico de um golpe.

O site falso

Lembra que falei que o site era NOVOMUNDO.COM.BR? Como entramos no link e mostra uma página idêntica ao site da americanas.com?

Site falso
Site falso

Mais um indício do golpe. Site da Americanas.com e o domínio não é americanas.com.

O golpe

Fui adiante para tentar fazer a compra, apertei no botão comprar, me direcionou para o carrinho de compras, exatamente igual da americanas.com. Continuei para finalizar a compra e fui deparado com a tela de login.

Tela falsa de login
Tela falsa de login

Coloquei como login: testando_o_golpe@gmail.com e como senha, teste123. Certamente não existe uma combinação destas no site da americanas oficial. Mas pasmem, passou o login, e pior, pedindo para eu atualizar os dados cadastrais, incluindo número do celular e CPF.

Tela falsa do roubo dos dados
Tela falsa do roubo dos dados

Entenderam como funciona o golpe? Eles fazem uma promoção absurda, te enganam com um site falso para você preencher dados de atualização, com seus dados, os golpistas podem até mesmo solicitar empréstimo em seu nome. Esse golpe chama-se Phishing Scam, veja aqui 10 dicas para não cair em Phishing Scam.

Portanto, tomem muito cuidado com essas promoções que não tem menor sentido em preços.

Onde o Facebook erra na história?

Com o anúncio patrocinado. Aumentando o alcance deste tipo de golpe. Estamos certos de que a assessoria de imprensa da rede social vai mandar um parecer oficial sobre a situação e começar a melhorar mais os critérios de seus anúncios aqui no Brasil.

Até lá, leiam sempre, verifiquem os dados, tentem uma senha errada primeiro antes de concluir o login, se passar com senha absurda, é um forte indício de golpe.

Leia as nossas dicas de segurança digital e tome sempre cuidado ao comprar online.