O Facebook comunicou na quinta-feira (1), através de uma postagem em seu blog oficial, que esta encerrando o teste da guia "Explorar", que estava funcionando como um segundo feed para os usuários da rede social. O feed tradicional estava sendo usado para posts de amigos e familiares. Vale mencionar que o teste estava sendo realizado apenas em seis países, mesmo assim, críticas de várias partes do mundo começaram a surgir.

De acordo com Adam Mosseri, chefe da equipe responsável pelo Feed de Notícias do Facebook, "a guia Explorar foi um teste para responder ao feedback constante que vínhamos recebendo das pessoas no último ano dizendo que queriam ver mais posts de família e amigos no feed".

O teste do segundo feed teve início em outubro do ano passado e, logo começou a receber críticas de publicadores que viram seu tráfego cair vertiginosamente de uma hora para outra. Para completar, muitos usuários ficaram confusos e revelaram que não aprovaram a mudança, já que além de esconder informações importantes que elas recebiam através da mídia, a medida não colaborava para ver mais conteúdos de amigos e familiares.

Facebook abandona ideia de separar publicações de páginas de amigos no Feed.
Facebook abandona ideia de separar publicações de páginas de amigos no Feed.

"As pessoas não querem dois feeds separados", disse Mosseri. "Nas pesquisas, as pessoas nos disseram que estavam menos satisfeitas com os posts que estavam vendo, e ter dois feeds separados não os ajudou a se conectar mais com amigos e familiares", concluiu.

O Facebook também foi muito criticado por não comunicar que a mudança nos seis países fazia parte apenas de um teste. Deste modo, a companhia de Mark Zuckerberg prometeu ser mais honesta quanto a esse tipo de ação.

Agora, no entanto, a guia Explorar acabou sendo descontinuado completamente.