Maiores reconhecimentos sobre a qualidade de produções cinematográficas, os prêmios como Oscar e Globo de Ouro concedem um selo especial aos filmes indicados e vencedores. Afinal, são sempre aclamadas as obras que conquistam tais honras, mesmo que se resuma a concorrer às estatuetas - e não necessariamente ganhar. Se você curte assistir uma produção bem classificada pela crítica, este é o lugar certo para você!

Produzimos esta lista com base no catálogo do Globoplay, streaming com um vasto acervo de séries, filmes, novelas e muito mais. Tem produções canadenses, brasileiras e, claro, de Hollywood. E tem obras para agradar a todos: desde suspense e ficção científica até o clássico drama - todos dignos de prêmios importantes na indústria cinematográfica.

Os 10 melhores filmes premiados para assistir no Globoplay

Para qual das obras você daria um Oscar? Conta para a gente nos comentários!

Marighella

Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra à ditadura militar brasileira. O filme sobre o guerrilheiro levou oito Troféus Grande Otelo. Entre eles, Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem e Melhor Ator.

» Marighella

Marighella
Marighella

Minhas Mães e Meu Pai

Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as mães saibam. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece tudo muda, já que logo ela passa a fazer parte do cotidiano da família. O filme ganhou prêmios como Globo de Ouro de melhor filme cômico e melhor atriz para Annete Bening em 2011, entre outros.

» Minhas Mães e Meu Pai

Minhas Mães e Meu Pai
Minhas Mães e Meu Pai

Bacurau

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. O filme, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, dominou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, com seis conquistas - entre elas, melhor filme, direção e roteiro original.

» Bacurau

Bacurau
Bacurau

O Quarto de Jack

Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade. O filme garantiu seis prêmios de Melhor Atriz para Brie Larson, entre outros.

» O Quarto de Jack

O Quarto de Jack
O Quarto de Jack

Um Limite Entre Nós

Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, um jogador de beisebol aposentado, que sonhava em se tornar uma grande estrela do esporte durante sua infância, agora trabalha como coletor de lixo para sobreviver. Ele terá de navegar pelas complicadas águas de seu relacionamento com a esposa, o filho e os amigos. O filme conta com seis prêmios de melhor atriz coadjuvante para Viola Davis.

» Um Limite Entre Nós

Um Limite Entre Nós
Um Limite Entre Nós

Expresso do Amanhã

Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário. O filme tem os prêmios de Grand Bell Award for Best Art Direction e Baeksang Arts Award: Melhor diretor, entre outros.

» Expresso do Amanhã

Expresso do Amanhã
Expresso do Amanhã

Bastardos Inglórios

Na Segunda Guerra Mundial, a França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar. O filme foi premiado no Oscar de 2010, no Globo de Ouro (2010), BAFTA (2010), na categoria Melhor Ator Coadjuvante e no Festival de Cannes (2009) na categoria Melhor Ator com Christoph Waltz.

» Bastardos Inglórios

Bastardos Inglórios
Bastardos Inglórios

Teoria de Tudo

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra a vida do aclamado astrofísico: as descobertas profissionais, o relacionamento familiar e doença degenerativa. O filme ganhou o prêmio de "Melhor filme" no Oscar de 2002.

» Teoria de Tudo

Teoria de Tudo
Teoria de Tudo

Central do Brasil

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu. A produção brasileira ganhou diversos prêmios, como Urso de Ouro de Melhor Filme e Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua estrangeira.

» Central do Brasil

Central do Brasil
Central do Brasil

A chegada

Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. O filme recebeu oito indicações ao Oscar 2017 e levou o prêmio de melhor edição de som.

» A chegada

A chegada
A chegada