Apresentado pela primeira vez na série 'The Mandalorian' e apelidado carinhosamente pelos fãs de 'Baby Yoda', Grogu é um personagem ficitício do universo Star Wars e que recentemente recebeu uma animação tridimensional e em realidade aumentada (RA) do Google, com isso permitindo que os usuários visualizem e gravem vídeos da animação em suas casas. Além desse, a empresa também oferece suporte para vários outros objetos, espécies e itens didáticos.

Nos últimos anos a gigante de Mountain View vem investindo bastante na tecnologia de realidade aumentada, tanto é que o Maps, aplicativo de navegação GPS, permite que os pedestres utilizem o recurso de Live View, em que é possível encontrar o caminho a partir das orientações que estão sendo exibidas na tela do aparelho. A funcionalidade está disponível tanto para Android quanto iOS.

Realidade aumentada do Google

Além do personagem da série de 'O Mandaloriano', também é possível projetar animais de várias espécies utilizando a câmera do seu smartphone. O projeto 3D permite ver em tamanho real alguns animais terrestres, animais aquáticos, estruturas químicas, objetos e figuras históricas, como o engenheiro aeroespacial americano Neil Armstrong, por exemplo.

Para acessar os demais itens compatíveis com visualização em 3D basta pesquisá-los na barra de navegação do Google, procedimento que será mostrado mais a baixo.

  • Urso-pardo;
  • Tigre;;
  • Panda-gigante;
  • Leopardo;
  • Guepardo;
  • Cervo;
  • Dentre outros.

Requisitos:

É preciso que o dispositivo atenda alguns critérios para a exibição do conteúdo que é compatível com o recurso de RA.

  • Conexão com à Internet;
  • Android 7 ou superior;
  • Compatibiliade com a tecnologia ARCore (para saber se o seu smartphone possui esse suporte CLIQUE AQUI).

Caso a realidade aumentada não funcione mesmo que o smartphone atenda aos critérios acima é preciso verificar se o aplicativo de 'Google Play Services para RA' está atualizado a partir de sua última versão. Na data de publicação desta matéria a última atualização foi em 11 de dezembro.

Baby Yoda em 3D

Recomendamos que você esteja em um ambiente bem iluminado, com isso facilitando a identificação do chão pela Inteligência Artificial (IA) que realiza a leitura do ambiente.

  1. No celular toque sobre a barra de pesquisa do Google e procure pelos seguintes termos: 'Baby Yoda' ou 'The Child';
  2. Desça a página e toque sobre o botão 'Veja em 3D;
  3. Nesta etapa você verá a animação em três dimensões, sendo possível movímentar em todos os ângulos;
Baby Yoda em 3D. Foto: Printscreen.
Baby Yoda em 3D. Foto: Printscreen.

4. Para ver no ambiente toque em 'Veja no seu espaço', em seguida faça como o indicado para localizar o chão;

5. Veja o Baby Yoda em realidade aumentada.

Baby Yoda em RA. Foto: Lucas Ribeiro.
Baby Yoda em RA. Foto: Lucas Ribeiro.

Para salvar a imagem ou gravar um vídeo curto mantenha o botão de captura pressionado durante alguns segundos. Tanto no caso do Live View do Maps quanto nos personagens 3D, a má iluminação pode influenciar no funcionamento do recurso.

Fonte: Google.