Na quarta-feira, Twitch publicou uma longa postagem no blog cheia de argumentos que tentavam explicar as tentativas de fazer a triagem das ondas deste ano de notificações de remoção do Digital Millennium Copyright Act (DMCA).

O problema afetou milhares de streamers. A plataforma reconheceu sua surpresa com a indústria da música repentinamente atingindo a todos com avisos de Copyright e seu fracasso na tentativa de ajudar os streamers a passar pelo problema. Também prometeu melhorar e criar ferramentas para resolver tal problema.

As plataformas de streaming permanecem no lado direito da DMCA removendo rapidamente o conteúdo que infringe direitos autorais. De acordo com o Twitch, antes de maio deste ano, apenas cerca de 50 "quedas" ocorreram a cada ano.

A partir de junho, a Recording Industry Association of America (RIAA) lançou uma enxurrada de avisos de remoção contra streamers, principalmente de clipes de alguns anos atrás. Em resposta, Twitch ofereceu uma ferramenta que permitia aos criadores deletar todos os seus clipes para evitar mais denúncias de Copyright contra suas contas e evitar a perda total de suas contas.

Em setembro, Twitch anunciou a ferramenta Soundtrack que chegou para ajudar os criadores a usar músicas cujos direitos já foram liberados. Não muito depois, outra onda de "quedas" aconteceu para apaziguar a indústria da música, mas não funcionou. A Variety relatou uma carta inflamada da RIAA e várias outras grandes organizações musicais para a Amazon, empresa controladora do Twitch.

Adivinha? O Soundtrack não tem todas as licenças mecânicas e de sincronização adequadas para fazer o que afirma fazer e, aparentemente, Twitch nem estava brincando com os detentores dos direitos (o que a empresa negou).

"O Twitch parece não fazer nada em resposta aos milhares de avisos de violação de música que recebeu, nem mesmo reconhece que os recebeu, como fez no passado", diz a carta. Em uma declaração de acompanhamento à Variety, o presidente e CEO da RIAA, Mitch Glazier, disse: "A negligência do Twitch dos direitos fundamentais de músicos, compositores, artistas de gravação de som e muitos outros cujas músicas são exploradas no Twitch sem a devida compensação está em forte contraste com o Twitch concorrentes..."

Suficientemente castigado pela indústria musical e seus próprios criadores, muitos dos quais acham o recurso Soundtrack uma ferramenta não tão boa assim, o Twitch lançou seu pedido de desculpas algumas semanas depois. A postagem do blog basicamente promete recursos no estilo do YouTube, como melhores opções de exclusão em massa para clipes, melhor detecção automática de direitos autorais e a capacidade de revisar conteúdo infrator.

O Twitch está supostamente trabalhando com líderes da indústria musical para retificar sua infraestrutura de remoção que, com base nas etapas futuras descritas hoje, fará com que a plataforma funcione mais como o YouTube.

O DMCA é uma lei reacionária criada em resposta à pirataria generalizada. A indústria da música é conhecida por sua rigidez e tem lutado para se adaptar ao streaming, apenas conseguindo atingir seus patamares de lucratividade anteriores no ano passado.