Há diversos serviços de streaming disponíveis atualmente no mercado. Existe o Netflix, que é disparado o maior serviço utilizado, presente em mais de 190 países, o Hulu, que possui uma grande presença nos EUA, mas só tem o Japão como expansão, a Apple TV, a Amazon Prime, a Disney Plus, a HBO Max, entre outros. Entretanto, nem todas as plataformas estão presentes no Brasil, embora haja planos para sua chegada. Confira abaixo quais opções estão disponíveis em nosso país e qual a previsão das que estão por vir.

Amazon Prime Video

Logo do serviço de streaming Amazon Prime Video. Fonte: Amazon
Logo do serviço de streaming Amazon Prime Video. Fonte: Amazon

O Amazon Prime possui um bom catálogo de filmes e séries, entretanto, se analisarmos somente isso, vamos ver que o serviço de streaming possui conteúdo semelhante ao Netflix. O que diferencia atualmente as plataformas, são as produções originais e a resolução em cada dispositivo.

Em termos de quantidade de filmes e séries exclusivos, o Amazon Prime perde para o Netflix, mas ganha do Apple TV Plus, por ter um catálogo limitado, e do Hulu, HBO Max e Disney Plus, pelo fato de que ainda não chegaram no Brasil. Já na parte de presença em dispositivos, o Amazon Prime possui aplicativo em alguns modelos de TVs da LG e Samsung, nos consoles suportados pela Netflix, no Roku, que chegou ao Brasil recentemente, Chromecast, Apple TV, e claro, no Fire Stick (aparelho de streaming da Amazon).

Ao analisar a qualidade de imagem nos dispositivos que possuem suporte ao Amazon Prime Video, percebemos que há uma grande variação no nível de resolução. Para quem possui uma TV com resolução 4K, o serviço de streaming já oferecer em um único plano esta resolução, já no Netflix, por exemplo, há uma cobrança diferenciada para acessar conteúdos nesta resolução. Entretanto, quando vamos para smartphones com Android, há uma grande variação, devido ao sistema de segurança DRM (Digital Right Management ou gerenciamento de direitos digitais), onde é necessário que o nível de proteção seja o Widevine L1 para suportar resolução full HD ou superior, do contrário a resolução suportada será de apenas 480p.

Embora o Amazon Prime Video perca em termos de quantidade de séries e filmes originais para o Netflix, há certos títulos que atraem o publico pela temática. Além disto, há o fato de que a pouco tempo a plataforma começou a investir em filmes recentes (de 2019) para o seu serviço de transmissão.

Apple TV Plus

Logo do serviço de streaming Apple TV Plus. Fonte: Apple
Logo do serviço de streaming Apple TV Plus. Fonte: Apple

O Apple TV Plus é um serviço de streaming novo, lançado em novembro de 2019, e veio para tentar competir no mercado de transmissão de filmes e séries através da internet. Dito isto, você já deve imaginar que todo começo é um pouco lento e é o que ocorre, o catálogo da plataforma ainda é muito pequeno se comparado com a Netflix e a Amazon Prime, por exemplo. E apesar de não haver problemas com variação de resolução entre os dispositivos suportados, a sua disponibilidade não é tão grande quanto nos outros serviços.

Caso você possua um iPhone, iPad, macbook, iMac, você poderá facilmente fazer o download do app Apple TV. Mas, se você quiser assistir em uma TV, as opções irão se restringir para smart TV da Samsung, LG e Sony. Há também a opção de utilizar um aparelho externo a TV como o Apple TV, Roku 4K TV e Amazon Fire Stick 4K.

Observação: Para saber a lista completa de aparelhos suportados, acesse aqui.

Crunchyroll

Logo e mascote do serviço de streaming Crunchyroll. Fonte: Crunchyroll
Logo e mascote do serviço de streaming Crunchyroll. Fonte: Crunchyroll

O Crunchyroll é um serviço de streaming dedicado a animações japonesas (animês). A plataforma oferece um catálogo extremamente grande de séries e filmes e conta com lançamento simultâneo com alguns títulos no Japão. Devido ao fato de ser voltado somente para este tipo de conteúdo, sua vantagem neste quesito com relação ao Netflix e ao Amazon Prime, por exemplo, é clara.

A disponibilidade do Crunchyroll é grande e variada, indo desde smartphones e tablets (Android e iOS) até Wii U, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3, Playstation 4, Playstation Vita, Apple TV, Roku Box, Amazon Fire Stick, Google Chromecast, Android TV, entre outros.

A resolução de transmissão dos animês é sempre em Full HD e conta com títulos como My Hero Academia, One Piece, Naruto, Demon Slayer, HunterxHunter, Attack on Titan, Dr. Stone, One Punch-Man, Bleach, Fairy Tail, Fullmetal Alchemist, entre outros.

Disney Plus

Logo do serviço de streaming Disney Plus (ou Disney+). Fonte: Disney
Logo do serviço de streaming Disney Plus (ou Disney+). Fonte: Disney

Outra nova plataforma de streaming que foi lançada recentemente, no dia 12 de novembro nos EUA, foi a Disney+ (ou Disney Plus). O serviço de transmissão de séries e filmes via internet conta com produções do Walt Disney Studios, dos estúdios Pixar, Marvel, Lucasfilm, National Geographic e Fox. Como você já deve ter percebido, catálogo com conteudos interessantes não falta e com certeza será um concorrente de peso.

Acredita-se que a sua disponibilidade em dispositivos será a mesma dos EUA, que possui o aplicativo no Amazon Fire Stick, TVs Android Sony, Google Chromecast, Android, iOS, Nvidia Shield TV, Apple TV, Roku, PS4 e XBox One.

O lançamento do serviço de streaming Disney+ (ou Disney Plus) no Brasil esta previsto para o dia 10 de novembro de 2020.

Globoplay

Logo do serviço de streaming Globoplay. Fonte: Globo
Logo do serviço de streaming Globoplay. Fonte: Globo

Como o próprio nome já diz, o Globoplay é um serviço de streaming da emissora de televisão rede Glogo (TV Globo). A plataforma possui como catálogo todos os programas exibidos pelo canal (jornais, esportes, programas de entretenimento, novelas, etc), mas também possui séries originais e algumas séries internacionais famosas. Apesar de parecer que talvez a empresa tenha criado a transmissão de conteúdo de vídeos para concorrer com serviços como Netflix e Amazon Prime Video, ao que parece, o foco é mais no conteúdo nacional e original, que é o diferencial com relação as outras plataformas.

Caso você goste das novelas produzidas pela Globo (é possível acessar as novas e as antigas) e programas de entretenimento do canal, mas não tem tempo para assisti-los, o Globoplay é uma escolha acertada. A plataforma de streaming também conta com conteúdo do canal Multishow e Gloob (canal infantil da Globo), além de séries originais como Ilha de Ferro, Shippados, Aruanas e Sessão Terapia. Há também seriados internacionais como The Handmaid's, The Big Band Theory, Todo Mundo Odeia o Cris, The Walking Dead, Supernatural e House.

O Globoplay está disponível para navegadores no computador, smartphones Android e iOS, smart TVs, Chromecast, TVs Android, Apple TV. Infelizmente o Amazon Fire Stick não possui suporte para o app do serviço. Em termos de resolução, é possível assistir conteúdos em 4K dependendo do dispositivo utilizado.

HBO Max

Logo do serviço de streaming HBO Max. Fonte: HBO
Logo do serviço de streaming HBO Max. Fonte: HBO

O serviço de streaming HBO Max chegará nos EUA em maio deste ano e tem previsão para chegar em 2021 ao Brasil, sem um mês ou dia exatos. A plataforma contatará com conteúdo produzidos pela HBO, Warner Bros, TBS e Cartoon Network, além de 30 produções originais como Run e Lovecraft Country. Dentro do catálogo do serviço, há séries como Friends, Doctor Who, South Park, Rick and Morty, filmes da DC Comics como Coringa (Joker), onde Joaquin Phoenix interpreta o personagem.

Os usuários poderão acessar o serviço de streaming HBO Max através de apps para Android e iOS, além de smart TVs e no computador.

A revelação da plataforma HBO Max foi feita durante uma reunião de investidores da Warner Media, onde também foi revelado que haverá uma nova série de Game of Thrones, nomeada de House of the Dragon.

Hulu

Logo do serviço de streaming Hulu. Fonte: Hulu
Logo do serviço de streaming Hulu. Fonte: Hulu

O serviço de streaming Hulu apesar de ser menor que Netflix nos EUA possui uma grande força no país devido ao seu conteúdo, entretanto, atualmente, ele está restrito somente aos Estados Unidos e ao Japão. O catálogo da plataforma possui séries dos canais ABC, Fox, CW e NBC, além do conteúdo de outros canais como ABC, VH1, Viacom, Comcast, BBC, entre outros, totalizando mais de 60 canais. Entretanto, embora haja um grande conteúdo, quando analisamos as séries originais, o Netflix e até mesmo o Amazon Prime Video, possuem produções mais interessantes.

O Hulu possui também diversas animações, inclusive japonesas (animês), onde há a presença de obras clássicas como Aria e Cowboy Bebop. Há também disponível, séries como Seinfield, Once Upon a Time e The Handmaid's Tale.

É possível acessar ao Hulu através de smartphones e tablets Android, do iOS (iPhone e iPad), do Amazon Fire Stick, do Chromecast, de TVs LG e Samsung, de navegadores no computador, do Nintendo Switch, do PS3 e PS4, do Xbox 360 e Xbox One e do Apple TV.

De acordo com site The Verge, Bob Iger, CEO da Disney (sim, a empresa detém 67% da Hulu), disse que está nos planos da companhia internacionalizar o serviço no ano de 2021. Ou seja, é provável que no ano que vem, talvez, a plataforma chegue ao Brasil.

Netflix

Logo do serviço de streaming Netflix. Fonte: Netflix
Logo do serviço de streaming Netflix. Fonte: Netflix

A plataforma de streaming Netflix foi a pioneira a oferecer o serviço de transmissão de séries e filmes utilizando internet através de um aplicativo ou do site (em um navegador). Presente em mais de 190 países, o serviço de streaming possui grande força no mercado, principalmente após investir em obras cinematográficas e seriados originais, que inclusive já concorreram ao Oscar 2020 (filme The Irishman). O que vai lhe ajudar a decidir aqui serão os conteúdos originais, que é o que irá diferenciar basicamente de grandes concorrentes como o Amazon Prime, pois em termos de suporte de dispositivos ao app, não deixa nada a dever.

Em termos de conteúdo exclusivo, a Netflix possui grandes sucessos como Stranger Thinds, La Casa de Papel, Black Mirror, entre outras. Já no Amazon Prime Video, há séries como The Bouys, Fleabag e Marvelous Mrs Maisel (as duas últimas venceram o Emmy 2019).

O Netflix está disponível em celulares e tablets (Android e iOS), smart TVs, TVs Android, consoles (PS4, Xbox One), Amazon Fire Stick, Roku, Apple TV e Google Chromecast.

Telecine Play

Logo do serviço de streaming Telecine Play. Fonte: Telecine
Logo do serviço de streaming Telecine Play. Fonte: Telecine

O Telecine Play é uma plataforma de streaming criada para que o usuário tenha acesso a todo o catálogo de filmes do canal por assinatura. Entretanto, não é necessário assinar um pacote de TV a cabo para ter acesso ao serviço, basta assinar um dos dois planos disponíveis (básico é R$23,90, com uma tela e dois dispositivos cadastrados, e o completo, por R$37,90, com 3 telas e cinco dispositivos). Seu catálogo de filmes é grande, contendo mais de 2000 títulos, onde muitas das vezes há disponível conteúdo consideravelmente recente (que saiu nos cinemas a pouco tempo).

Se você gosta mais de filmes do que séries, é um serviço em potencial para a sua escolha, pois ele irá oferecer bons títulos como você já pode ter conferido nas telas dos cinemas durante os trailers.

O serviço de streaming do Telecine está disponível para navegadores no PC, em Smart TVs (Samsung, Panasonic, Sony, LG), Apple TV, smartphones e tablets (iOS e Android), Chromecast, Xbox One, TV Android, Apple TV, entre outras.