Westworld, é uma série original HBO, desenvolvida por Jonathan Nolan, Lisa Joy e JJ Abrams que estreou em 2016 na televisão americana. A história se passa em um futurístico parque temático estilo Velho Oeste, onde androides e humanos convivem, bebem, fazem sexo e atiram uns nos outros. Tudo vai de mal a pior quando as máquinas se rebelam contra seus criadores. A trama é baseada no filme com o mesmo nome de 1973. A série é protagonizada por Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Ed Harris e o brasileiro Rodrigo Santoro.

1ª Temporada

Trinta e cinco anos no passado, Robert Ford e Arnold Weber criaram Westworld - um parque "de diversões" para adultos, povoado por robôs com feições humanas (os anfitriões) e que reproduz o Velho Oeste. Os robôs foram criados por ambos com o intuito de servirem a todos os fetiches (por mais perturbadores que fossem) dos visitantes. Durante o desenvolvimento, Arnold passou a questionar a própria ideia - ele desejava que estes androides fossem a próxima escala na evolução humana ao invés de servirem apenas para a satisfação de prazeres alheios.

Nesta fase de testes, Arnold passou a ter conversas particulares com uma dessas anfitriãs, uma das primeiras criadas: Dolores, por quem acabou desenvolvendo muito carinho, numa forma de substituir o ‘buraco’ deixado pelo falecimento de seu filho, Charlie. O plano de Arnold era descobrir se os androides seriam capazes de desenvolver a própria consciência, e para isso criou uma espécie de "jogo", um labirinto mental que os faria chegar ao raciocínio próprio e à capacidade de tomarem decisões pessoais. Ainda antes da abertura do parque, Dolores conseguiu resolver o labirinto graças a uma pequena atualização feita por Arnold, chamada Devaneios (ou Reveries). Por isso, ele não queria que o parque fosse aberto. Seria completamente desumano sujeitar estes seres conscientes ao sofrimento eterno.

2ª Temporada

O ano dois começa a partir da tão-desejada revolta dos Anfitriões liderada por Dolores, protagonista da primeira temporada que foi de garota indefesa para máquina de matar. Ainda que a trama de vários tempos e as questões filosóficas sejam os atrativos do programa, a luta de androides contra humanos sempre foi o ponto central. Os capítulos iniciais se aproveitam disso, mas não demora muito para a produção retomar sua característica estranheza ao colocar a líder em busca da Porta que levaria sua raça à liberdade.

Ainda que o enredo de Dolores seja o principal, a narrativa está mais fragmentada do que nunca, com o programa investindo pesado em múltiplos protagonistas: ganham atenção os arcos da confusão mental e temporal de Bernard, a paranoia do Homem de Preto e, principalmente, a busca de Maeve por sua filha.

O que podemos esperar para a 3ª temporada?

Tudo indica que veremos um cenário bem diferente do que estávamos acostumados a ver, já que agora se passará - pelo que parece - no mundo real. A HBO mostrou o teaser da série dos androides, com direito a data de estreia marcada para 2020 e Aaron Paul como possível protagonista. Tem também a aparição da Dolores Abernathy, personagem da Evan Rachel Wood. No teaser, vemos o personagem de Aaron falando sobre a falsidade do mundo dele, com robôs, lugares chiques e objetos de alta-tecnologia. 

A série estreia apenas em 2020, mas a prévia já deixou os fãs ansiosos. Confira: