Sua TV ou projetor provavelmente tem alto-falantes embutidos, e você até pode se dar por satisfeito com eles. Afinal, é uma coisa a menos para comprar, encontrar espaço e limpar. Mas assim que você ouvir o som emitido por alto-falantes dedicados, você entenderá o que está perdendo.

A questão, então, é exatamente qual o tipo de alto-falantes melhor para você. O soundbar é compacto, fácil de instalar e razoavelmente barato. Não importa o quanto você tenha para investir, há um soundbar que cabe no seu orçamento.

Já os equipamentos de home theater podem ser muito atraentes também. Eles tem uma instalação um pouco mais complexa que um soundbar, mas permitem um arranjo mais flexível. E se você decidir expandir em alguns anos, poderá fazer isso sem substituir todo o kit atual.

Home Theater ou Soundbar: Qual vale mais a pena?

Veja como decidir entre obter um home theater ou um surround!

Vantagens do Soundbar

 

Fácil Instalação

Um soundbar é muito fácil de instalar. Basta conectar o cabo de alimentação da barra de som à TV com um cabo óptico de 3,5 mm ou HDMI e pronto! A maioria das barras de som permitem emparelhar seu smartphone por Bluetooth ou com um Chromecast Music. Mas, se você quiser conectá-lo apenas a TV, conseguirá fazer isso muito rápido.

Preço

Nem todo mundo tem uma fortuna para gastar com um sistema de som para a sua sala de estar, e um home theater de alta qualidade pode sair muito caro para você. Mas, se você não quer a melhor qualidade de som que existe, apenas algo que seja melhor do que os alto-falantes da sua TV, você consegue comprar equipamentos de excelente qualidade por cerca de R$ 500. Enquanto isso, um home theater de boa qualidade não sai por menos de R$ 1200.

Espaço

O Soundbar, por ser uma barra única de auto-falante, não ocupara muito espaço, o que é ótimo para quem dispõe de uma sala pequena. O soundbar ocupa apenas um pequeno espaço da sua estante, pode ficar até mesmo na frente da TV. Além do mais, o soundbar economiza tempo de instalação e cabos (o home theater tem muitos deles).

Já o home theater ocupará boa parte da sua sala de estar. Antes de comprar um home theater, você precisa ter certeza que tem espaço atrás do seu sofá para os alto-falantes traseiros, e um lugar de cada lado para os canais laterais. E em algum lugar para o subwoofer. Espera. não é só isso: Ainda tem os buracos no seu teto para alto-falantes.

Vantagens do Home Theater

Se você tem mais espaço e mais dinheiro investir no som da sua sala de TV, um home theater irá atendê-lo bem por muitos anos. 

Melhor qualidade de som

Ok, "melhor" quando se trata de qualidade de som é algo subjetivo. Mas parte disso é apenas física: A razão pela qual um soundbar é melhor que as caixas de som embutidas na sua TV é porque há mais espaço para o som na barra de som do que no auto-falante da sua TV. O mesmo acontece quando se compara uma única barra de som a um conjunto de caixas de som: Mais espaço geralmente é igual a um melhor som. 

Uma barra de som soundbar fará o possível para que seu som seja roteado para canais separados - e até que vai soar bem. Mas um receptor e alto-falantes fisicamente separados dividirão seu som muito melhor, porque tudo está fisicamente separado.

Mais personalização

Um home theater lhe dará o poder escolher exatamente onde seus alto-falantes são colocados na sala, e como o som fica melhor em relação à posição do seu sofá. Só tem dinheiro para o receptor e alto-falantes frontais no momento? Legal, compre essas peças e instale-as. Quando possível, compre seu subwoofer ou o surround traseiro. Quando puder gastar mais novamente, compre os alto-falantes voltados para cima.

O melhor de tudo é que não há necessidade de que todos os seus alto-falantes sejam do mesmo fabricante. Se você ver alto-falantes de uma marca mais baratos, sendo eles de qualidade, você pode comprar esses alto-falantes, basta ter certeza de que eles são compatíveis. 

Se você quiser adicionar caixas acústicas surround à sua barra de som de uma marca, só poderá usar caixas acústicas da mesma marca. O mesmo com outros fabricantes de barra de som. E se um novo formato de áudio for lançado nos próximos anos, você provavelmente precisará apenas de um novo receptor, de quaisquer outros alto-falantes que o formato exija. Essa não será uma compra barata, mas será menos dispendioso e menos trabalho do que comprar uma barra de som nova.

Mais portas

Se você tem muitos dispositivos HDMI, e não muitas portas HDMI na TV, um home theater funcionará como um hub HDMI. A maioria das barras de som também, mas como há menos espaço na barra de som, provavelmente há menos portas do que o home theater.

Então, qual é melhor?

Decidir se um soundbar é melhor que um home theater ou vice-versa dependerá de suas circunstâncias individuais, e do layout da sua sala de estar. Se você mora em um lugar pequeno, como um apartamento, pode ser que um home theater seja algo demasiado, e ocupe muito do seu precioso espaço. Além disso, uma simples barra de som permite menos confusão de cabos e gerenciamento mais fácil. Agora, se espaço não é um problema para você, e qualidade de som é fundamental, nem pense duas vezes, vá de home theater.