Nesta terça-feira (28), o Facebook revelou que irá funcionar apenas com energia renovável até 2020. O anúncio foi feito através de um comunicado oficial da empresa. A ideia também é de reduzir ao menos 75% das emissões de gases de efeito estufa durante o período.

Até 2020, Facebook pretende funcionar somente com energia renovável.
Até 2020, Facebook pretende funcionar somente com energia renovável.

A companhia disse ainda já ter batido recorde anual de aquisição de eletricidade limpa oriunda de fazendas solares e eólicas. A empresa ainda afirmou que irá se tornar a maior compradora corporativa de energia gerada a partir de fontes renováveis, com mais de três gigawatts adquiridos anualmente e com previsão de aumento neste total.

A intenção do Facebook é com as comunidades locais, sendo que não irá ser o maior, mas também deverá comprar dos pequenos, o que deve gerar emprego, renda e desenvolvimento em cidades do interior, criando, inclusive, projetos baseados em energia solar e eólica em regiões que não possuem acesso a esse tipo de fornecimento de energia.

Os esforços da rede social estão no funcionamento de seus data centers. A empresa já atingiu suas próprias metas antes do previsto, já que a ideia era chegar a 50% da operação com energia limpa até o final deste ano, porém, o índice foi atingido em 2017.

Agora, a intenção é chegar a 100% do funcionamento da companhia através de energia limpa, o que não é uma tarefa fácil,  no entanto, ao que tudo indica, o Facebook está disposto a encarar.