Mais um grande passo para a sustentabilidade foi dado: O primeiro navio de carga totalmente elétrico do mundo já opera com regularidade e sem problemas no Pearl River, na China. A parte ruim é que ainda vai demorar um pouco para que as suas compras do AliExpress atravessem o mundo em um destes e chegue aqui sem acabar com o planeta, porém, as coisas estão caminhando nesta direção.

Hoje o navio está sendo usado para transportar carvão - o próprio vilão que encorajou a mudança para a energia limpa.

O orgulhoso proprietário do primeiro navio de carga totalmente elétrico do mundo não podia ser outro que não a China. Conforme relatado pelo China Daily, o navio tem capacidade para 2.000 toneladas métricas e foi lançado na cidade de Guangzhou no mês passado onde desde então, sobe e desce o Pearl River.

Construído pela Guangzhou Shipyard International Company Ltd o navio pode viajar até 80 quilômetros depois de ser recarregado por 2 horas. Melhor impossível, já que, conforme observado pela Clean Technica, 2 horas é aproximadamente o necessário para descarregar a carga do navio enquanto ancorado.

Técnicos fazem as últimas inspeções antes da primeira viagem
Técnicos fazem as últimas inspeções antes da primeira viagem

Outros números monstruosos para um navio de carga incluem um comprimento de 70,5 metros, uma capacidade de bateria de 2.400 kWh e uma velocidade de viagem de 12,8 quilômetros por hora. Definitivamente, não é o veículo elétrico mais rápido já lançado, porém, não se esqueça que ele foi projetado para focar no transporte do maior número de objetos possíveis por vez ao invés de velocidade.

Segundo Huang Jialin, gerente geral da Hangzhou Modern Ship Design & Research Co, a empresa por trás do design do navio, "a tecnologia provavelmente será também usada em navios de passageiros".

Enquanto o navio representa um grande passo na mudança de velhos hábitos, sua carga mostra que ainda temos um longo caminho até uma mudança completa. Ironicamente, o primeiro navio de carga totalmente elétrico do mundo está sendo usado para transportar carvão. Soa contraditório, mas ao mesmo momento em que o navio gera zero emissões de gases resultantes da queima de combustíveis fósseis, de certa forma, eles ainda contribuem - e muito - para o efeito estufa e aquecimento global já que transporta toneladas e mais toneladas de carvão que serão incinerados nas usinas termoelétricas do país.

Por enquanto só nos resta torcer para que o navio elétrico de carga não transporte carvão por muito tempo, e que a China possa encontrar uma carga mais ecológica para ele. Quem sabe peças para construção de turbinas eólicas ou até mesmo baterias de lítio para carros elétricos?