Talvez você nem conheça o grupo Alibaba e por isso até fique espantado com a novidade da vez, mas caso o conhecesse de outras épocas e outras notícias, certamente ia ver que se existe alguém que pode vender carros em máquinas automáticas como se fossem latinhas de refri esse alguém só pode ser o Alibaba. 

A empresa é uma loja online da China, e como tudo na China, ela é gigantesca. Após quebrar recordes e mais recordes relacionados ao comércio online, como o de maior valor de vendas em apenas 1 dia quando comercializou mais de 25 bilhões de dólares na sua versão de Black Friday de 2017, o grupo resolveu que era hora de começar a explorar novos terrenos: as vendas físicas.

Mas claro que não poderia ser uma venda física convencional. Após anunciar que está construindo um shopping center de mais de 40 quilômetros quadrados a notícia desta vez foi ainda mais longe: a Alibaba ajudará a Ford a vender carros elétricos na China.

g

Parte facilitar o processo a proposta incluiu um conceito bastante curioso: automatiza tudo a ponto de você poder comprá-lo em uma máquina de rua, daquelas que coloca o dinheiro, escolhe o chocolate e ele vem despencando até você. Só que com carros.

O sistema, que havia sido experimentado antes como uma forma de aliviar os problemas de estacionamento na China, não envolve nenhum contato humano que não seja o da pessoa compradora. É tudo automatizado. 

Conforme pode ser visto no vídeo abaixo, o processo é bem simples: Começa com a possibilidade do futuro comprador ver um carro interessante na rua e apontar seu smartphone para ele que então será identificado. Depois o cara preenche alguns dados e faz um pequeno depósito e tira uma selfie para registrar seu rosto. Pronto, o test-drive foi agendado. Tudo a partir do aplicativo.

Agora é só ir até a máquina de vendas, colocar o rostinho em uma câmera que irá identificar qual carro deverá ser liberado para você. Agora é só entrar no carro e sair dirigindo. A partir deste momento começa a contar o período de 3 dias de test-drive onde você poderá fazer o que desejar com o veículo. Ao acabar o período de testes você pode agendar algum outro modelo, ou então, comprar aquele dali mesmo. Processos também feitos pelo app, obviamente.

Para evitar problemas com espertinhos e aproveitadores, o sistema tem algumas regrinhas: Nem todos podem fazer o test-drive automatizado, sendo o serviço acima restrito àqueles que possuem mais de 700 pontos no Zhima Credit System (um ranking que classifica e separa as pessoas de acordo com seu poder de compra na China). Além disso, para evitar abusos, os usuários só podem testar cada modelo de veículo uma única vez e devem respeitar um limite máximo de cinco unidades testadas nos primeiros dois meses de assinatura do serviço Alibaba Super, um sistema de vantagens para assinantes.

A Alibaba pretende abrir duas máquinas em janeiro, um em Xangai e outro em Nanjig, com dezenas de outras unidades já planejadas para serem lançadas no país ainda em 2018.

O conceito de carros à venda em máquinas automáticas havia sido inaugurado por uma marca de Singapura no início deste ano: