A popular Black Friday que promete inúmeros descontos aos consumidores inicia na próxima sexta-feira (24). Mesmo com descontos tentadores é preciso ficar atento antes de fechar qualquer compra pela internet, ver se a loja é confiável e se não é uma fraude.

Com objetivo de auxiliar o consumidor, o Procon-SP atualizou a lista que existe desde 2011 com as lojas onlines que o consumidor não deve comprar. Na lista do órgão de defesa do consumidor constam as lojas onlines que obtiveram grande número de reclamações registradas no Procon e que mesmo sendo notificadas, seguiram com o mesmo padrão de qualidade.

Porém, alguns sites de lojas listadas pelo órgão já estão fora do ar, enquanto que outras permanecem com opções atrativas para o consumidor. Como dica, antes de finalizar uma compra, confira se o site o qual você planeja concluir uma compra não conta na lista do Procon, afim de evitar futuros transtornos.

Mas se for necessário entrar em contato com o Procon, o registro de reclamações a distância pode ser feito por meio eletrônico, após análise do problema pelo Atendimento Eletrônico, Facebook, Twitter, Atendimento Telefônico ou Caixa Postal, em até 15 (quinze) dias. Também pode ser feito via telefone de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 17h, através do número 151 (somente para os consumidores de São Paulo). As reclamações via Caixa Postal devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP. Para conferir a documentação necessária para registrar uma reclamação acesse o site do Procon.

Veja algumas dicas para evitar problemas nas compras durante a Black Friday, assim como em outras ocasiões:

  1. Antes de efetuar a compra confira no site informações como: razão social, CNPJ, telefone e também outras formas de contato;
  2. Desconfie de sites com ofertas milagrosas;
  3. Procure comprar em páginas recomendadas por amigos;
  4. Evite comprar em sites em que a única forma de pagamento seja através de depósito bancário;
  5. Não realize compras em computadores compartilhados, principalmente em lan houses, cybercafés e computadores públicos;
  6. Por fim, mantenha sempre programas de antivírus e firewall atualizados.