Caso você acompanhe a criptomoeda Bitcoin, verá que no ano de 2020 tivemos um grande impulsionamento da moeda digital. O motivo disso foi o influxo de dólares institucionais que impulsionou o ativo a máximos históricos. Mas quais foram os países que mais aproveitaram essa alta de valores? A empresa especializada em estudos de mercado para criptomoedas, Chainalysis, analisou os dados de transações e produziu uma estimativa com os 25 países que mais obtiveram lucro com Bitcoin em 2020.

Como o levantamento foi feito para gerar o ranking?

A primeira coisa que a Chainalysis fez foi medir os fluxos em cadeia para cada troca de criptomoeda feita, aproximando o total de ganho em dólares obtido no ativo em questão (Bitcoin). Desta forma, foi possível medir as diferenças no preço do Bitcoin quando ele foi retirado da plataforma comparando com quando ele foi recebido. Feito isso, os ganhos (ou perdas) de bitcoin de cada país foram distribuídos com base no tráfego da web que cada região representa no site de cada bolsa.

Com a metodologia descrita acima, foi obtido então uma estimativa do quanto em Bitcoins cada país ganhou em 2020. Entretanto, é importante salientar que, neste estudo, não foram considerados os ganhos sobre os Bitcoins que ainda não haviam sido retirados de uma bolsa de valores.

Brasil fica entre os 25 países que mais lucraram com o Bitcoin em 2020

De acordo com o relatório produzido pela Chainalysis, o Brasil ficou entre os 25 países que mais lucraram com a criptomoeda Bitcoin no mundo. Na 16° posição, nosso país obteve um ganho de aproximadamente US$300 milhões no ano de 2020. Confira abaixo o gráfico do ranking de nações que mais lucraram com o Bitcoin no ano passado:

Gráfico do ranking de nações que mais lucraram com o Bitcoin em 2020. Fonte: chainalysis

Como você pôde observar, o Brasil foi o país da América Latina que mais lucrou no ano de 2020. De acordo com a Chainalysis, os dados sugerem que o Bitcoin proporcionou aos investidores de países emergentes o acesso a um ativo de alto desempenho, onde qualquer outra forma não daria o mesmo ganho.

O que você achou desta análise do desempenho do Bitcoin em 2020? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!