Nesta quinta-feira, 9 de outubro, a Lua segue em fase Cheia, ainda com quase 100% de visibilidade e deixando as noites bem iluminadas. Ao olhar para o céu, você vai perceber que o disco lunar continua impressionante, dominando o céu logo ao anoitecer e atravessando toda a noite até amanhecer do dia seguinte. Com a Superlua da Colheita ainda recente, este é um dos melhores momentos do mês para quem curte fotografar a Lua.

Como observar a Lua Cheia hoje?

Basta olhar para o céu. A Lua continua chamando a atenção. Para aproveitar ao máximo, busque locais abertos, longe da iluminação artificial das cidades. A Lua Cheia nasce próxima do horizonte leste no início da noite, com coloração alaranjada, depois sobe e fica branca e imponente no meio do céu.

Se puder, use binóculos ou câmera com zoom para tentar captar regiões como o "Mar da Tranquilidade" ou detalhes de crateras, que ficam mais visíveis nas bordas. Se for fotografar, experimente diferentes períodos da noite, cada horário revela uma nuance diferente.

Dica especial 📷

Para fotos, ajuste o ISO da câmera para valores mais baixos: a claridade é tanto que fica fácil captar detalhes do relevo, como crateras nas bordas e os "mares" lunares.

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de setembro, às 20h53 ✅
  • 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
  • 🌗 Lua Minguante: começa em 13 de outubro, às 15h12
  • 🌑 Lua Nova: começa 21 de outubro, às 9h25
  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de outubro , às 13h20

O que está acontecendo com a Lua agora?

Lua Cheia continua chamando a atenção no céu
Lua Cheia continua chamando a atenção no céu

Depois do auge da Superlua, a Lua Cheia ainda predomina por algumas noites, com máxima iluminação. Isso afeta o céu: estrelas e planetas menos brilhantes ficam ofuscados, mas grandes astros (como Saturno, ainda próximo da Lua) permanecem visíveis a olho nu.

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

Fases da Lua
  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

Durante a Lua Cheia, o brilho lunar é tão intenso que muitos animais ajustam seus comportamentos: algumas corujas caçam mais, lobos uivam para marcar território e outros bichos ficam mais cautelosos para evitar predadores. Além disso, cientificamente, a luz da Lua Cheia é capaz de aumentar a fotossíntese em certas plantas, fenômeno ainda em estudo, mas já observado por biólogos em pesquisas recentes.

Próximos fenômenos astronômicos:

  • Fase Minguante: começa em 13/10
  • Chuva de meteoros Orionidas: pico em 21/10
  • Saturno segue visível: procure pelo brilho dourado a leste da Lua depois do pôr do Sol!

Fique de olho na próxima fase da Lua e nas novidades que trazemos todo dia para quem ama astronomia e o céu noturno!

👉 Veja outros conteúdos semanais que produzimos no Oficina da Net, como a lista dos lançamentos de filmes e séries no streaming e, se você está pensando em pegar um cineminha, veja também a programação do que está em cartaz nesta semana.